Leia o texto.
O câncer é um termo genérico que representa uma gama importante de doenças que possuem diferentes abordagens preventivas, diagnósticas e terapêuticas. Sua incidência tem aumentado de forma importante nas últimas décadas, o que tem trazido impacto socioeconômico no desenvolvimento dos países, especialmente o Brasil.
Em nosso país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa, em 2012, mostrou que os cinco tumores mais incidentes para o sexo masculino são o câncer de pele não melanoma (63 mil casos novos), próstata (60 mil), pulmão (17 mil), cólon e reto (14 mil) e estômago (13 mil). Para o sexo feminino, destacam-se, entre os cinco mais incidentes, os tumores de pele não melanoma (71 mil casos novos), mama (53 mil), colo do útero (18 mil), cólon e reto (16 mil) e pulmão (10 mil).
Disponível em: . Acesso em: 19 ago. de 2015.
De acordo com a quarta ferramenta do Programa Freemind, "PROTEGER E ADMINISTRAR A EMOÇÃO", assinale a assertiva correta:
ALTERNATIVAS
As doenças psicossomáticas não possuem nenhuma relação com a memória ou com os estudos relacionados ao crescente número de doentes, existe uma coincidência de fatos relevantes ao assunto descrito. As doenças crescem porque a população não se alimenta corretamente e o sistema de saúde público é precário para manter um tratamento adequado.
Hoje sabemos que os transtornos ansiosos não podem desencadear uma série de doenças físicas, inclusive, não há ligação com câncer. Assim, de acordo com algumas estatísticas, mais de cem milhões de pessoas desenvolverão algum tipo da doença, por má alimentação e por causa da poluição.
Ansiedade é um estado psíquico em que ocorre uma produção excessiva de pensamentos e emoções tensas. Os sintomas básicos são: irritabilidade, intolerância, insatisfação, inquietação, transtorno do sono e, às vezes, sintomas psicossomáticos, como dor de cabeça, gastrite, tontura, dentre outros. Por isso, a doença citada no texto não se enquadra ao contexto de ansiedade.
Esta explosão do número de câncer não se deve apenas por causas genéticas, tabagismo, alcoolismo, má nutrição, poluição ambiental e ao diagnóstico precoce, mas também devido ao estresse crônico, a uma mente agitada, tensa, hiperpensante que atinge grande parte da população mundial. Desta maneira, a doença citada no texto pode advir dos sintomas psicossomáticos que surgem quando a ansiedade não é resolvida.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
OPCAO C - Ansiedade é um estado psíquico em que ocorre uma produção excessiva de pensamentos e emoções
janis34:
Marquei a opção D. Achei q foi a que mais se enquadrou com o enfoque do texto.
Perguntas interessantes
Física,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás