Leia o texto “Impacto das hidrelétricas produz refugiados do desenvolvimento”, que esta no 2º Momento, da situação de aprendizagem 3, do material de geografia pag. 249. A partir da leitura, elabore um texto que contextualize a concepção de que o progresso tem de ser levado para todos os cantos do mundo. Utilize como parâmetro oposições dicotômicas (cidade/ campo, cultura/natureza, civilizados/ bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc).
Soluções para a tarefa
Resposta:
me manda a perguntar por favor
O progresso representado pela construção de hidrelétricas tende a trazer muitos transtornos, principalmente para a comunidade local, obrigada a se retirar e o com os impactos ambientais do represamento dos rios.
Progresso e suas consequências
Por muitos anos a noção de progresso foi relacionado à formação de cidades, ao desenvolvimento tecnológico e industrial. O seu apogeu deriva da revolução industrial, do uso de combustíveis fosseis para motores, das hidrelétricas, barragens e retificações de rios.
O Meio ambiente era utilizado com uma fonte ilimitada de recursos. No campo da cultura, as formações culturais não europeias eram consideradas inferiores, muitas vezes escravizadas ou saqueadas, sempre em nome de civilizar os povos primitivos e bárbaros.
Hoje, em pleno século XXI, várias organizações políticas e sociais questionam todos os valores derivados do "progresso". A valorização das culturas tradicionais, o conhecimento da limitação dos recursos naturais e as formas de produção não exploratórias começam a surgir e ganhar força no mundo.
Saiba mais sobre progresso: https://brainly.com.br/tarefa/1881666
#SPJ2