História, perguntado por lp6526727, 3 meses atrás

LEIA O TEXTO.
Havia escravidão na África antes da chegada dos europeus?

É muito comum ouvirmos falar que já existia escravidão na África antes da chegada dos europeus. E de fato isto é verdade. Naquela época (século XV), povos de origem árabe ou berbere que viviam na África, ao norte do Equador, praticavam a captura e venda de escravos negros. Estes eram capturados ao sul do Deserto do Saara e vendidos no Marrocos e no Egito.

Na África negra a situação era outra. As pessoas não eram capturadas para serem vendidas como escravos. Segundo o historiador Mário Maestri, o que havia entre os negros africanos era uma espécie de servidão familiar.

Vejamos o que era isto. Quando havia guerra entre os próprios africanos e os vencedores faziam prisioneiros, estes eram mortos ou então tinham de trabalhar gratuitamente para os vencedores por um certo tempo, geralmente dois anos. O casamento do cativo com pessoas do grupo vencedor era permitido. Quando isso ocorria, o ex-cativo tornava-se membro da família para a qual tinha trabalhado. Seus deveres eram definidos segundo o costume, e seus filhos não podiam ser vendidos. Já os seus netos passavam a ter todos os direitos das pessoas livres.

Após a chegada dos europeus à costa da África, a situação mudou completamente. Os europeus ofereciam armas de fogo, pólvora e bebidas alcoólicas aos chefes africanos e em troca pediam prisioneiros de guerra para vender como escravos. Assim, os prisioneiros de guerra passaram a servir como moeda de troca para os chefes africanos e mercadoria para os traficantes europeus. A insegurança aumentou muito nas regiões em contato com os europeus. O grupo que tinha mais armas de fogo era também o mais forte. Armas de fogo – até então desconhecidas na África – passaram a ser sinônimo de poder. De posse dessas armas, os chefes africanos faziam novas guerras, conseguiam mais prisioneiros e, por meio deles, mais armas. Armas que iriam estimular novas guerras. Estava criado o círculo vicioso.

Foi assim que, em pouco tempo, aldeias inteiras se esvaziaram e a guerra se alastrou pela África. Uma das consequências mais trágicas da chegada dos europeus ao continente negro foi justamente o aumento das guerras entre os africanos. A guerra, por sua vez, trouxe fome, doenças e despovoamento. O que se assistiu após a chegada dos europeus à África negra foi uma verdadeira catástrofe: milhões de africanos foram arrancados de sua terra e vendidos como escravos na América. (BOULOS, Alfredo Júnior.
Coleção história: sociedade & cidadania. São Paulo: FTD. 2004. p. 136.)

Leia as afirmativas referentes ao texto acima.

I. A escravidão era empregada pelos negros antes da chegada dos europeus à África.
II. A escravidão africana tinha o mesmo caráter daquela implantada pelos europeus na América.
III. A chegada dos europeus à África possibilitou o fim das rivalidades entre os povos das tribos locais.


Marque a opção corretas para as afirmativas.
A) I
B) II
C) III
D) I e II
E) II e III

Soluções para a tarefa

Respondido por italobragapereira
1

Resposta:

letra d

Explicação:

Mário Maestri, o que havia entre os negros africanos era uma espécie de servidão familiar.

Vejamos o que era isto. Quando havia guerra entre os próprios africanos e os vencedores faziam prisioneiros, estes eram mortos ou então tinham de trabalhar gratuitamente para os vencedores por um certo tempo, geralmente dois anos. O

Perguntas interessantes