Leia o texto: "Émile Durkheim foi um importante sociólogo que vivenciou o contexto europeu posterior à Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Suas teorias foram influenciadas por Auguste Comte, pensador positivista". 1. A partir das concepções teóricas de Émile Durkheim, marque a alternativa incorreta: * 1 ponto a) Durkheim queria entender como o acelerado processo de transformação social capitalista, que se divide e se especializa os indivíduos em diversas funções diferentes, poderia realizar a integração social. b) A teoria da integração social criada por Durkheim defendia que as partes da sociedade (suas instituições e/ou indivíduos) se relacionam de forma harmoniosa e estável. As instituições sociais não instituem maneiras de agir e não fixa julgamentos. c) Durkheim viveu no período da Idade Média, e seus estudos não contemplaram questões relacionadas à indagação de como as sociedades se mantém integradas. d) Para Durkheim, toda a pesquisa sociológica deve ser feita de maneira neutra, sem pré-conceitos, operando através da observação e experiência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-c) e a 2-d)
Explicação:
fiz e estava certo
Resposta:
1) c) Durkheim viveu no período da Idade Média, e seus estudos não contemplaram questões relacionadas à indagação de como as sociedades se mantém integradas.
Feedback
Parabéns, é isso aí! Vimos nesta aula o conceito e a importância da integração social, noção relacionada ao contexto histórico vivenciado por Émile Durkheim. A questão pede para assinalar a questão incorreta, que diz o oposto ao objetivo de estudo de Durkheim, direcionado em relatar como as sociedades se mantém integradas.
2) d) Os indivíduos são seres sociais porque são socializados a partir do que já existe na consciência coletiva. Isso é feito pelas instituições sociais como: família, escola, religião e trabalho.
Feedback
Parabéns, é isso aí! A aula sobre Durkheim evidencia que os indivíduos são seres sociais que são socializados a partir do que existe na consciência coletiva, e esse processo é feito pelas instituições sociais como: família, escola, religião e trabalho.