ENEM, perguntado por biancacard83211, 1 ano atrás

Leia o texto:Em nossas terras, certamente a "barriga" mais famosa ficou conhecida como o episódio do "boimate" e foi protagonizada pela Veja, nossa revista líder de audiência. Até hoje, costuma-se invocar este exemplo (isto é feito sobretudo por pessoas que não militam na imprensa, pesquisadores em particular) para qualificar negativamente ou mesmo para provocar os jornalistas.O "boimate" foi publicado pela Veja em abril de 1983 e referia-se a uma "sensacional" descoberta ocorrida na Alemanha (mais precisamente na cidade de Hamburgo — o que, como iremos ver, nada tem de acidental). Dizia respeito à pesquisa de investigadores alemães que, respaldada em processo inédito para a fusão de células animais e vegetais, culminou com um produto singular: o "boimate", meio carne, meio tomate, ou seja, algo que dava em árvore e que, em resumo, se constituía em um hambúrguer que já vinha com ketchup.BUENO, Wilson da CostaÉ CORRETO afirmar que o texto está se referindo aA) uma informação inverídica.B) um furo de reportagem.C) uma matéria inusitada.D) uma notícia plagiada.E) uma reportagem premiada.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquec1001
0

É correto afirmar que o texto está se referindo uma informação inverídica. (Alternativa A)

Boimate é uma notícia falsa que foi publicada pela revista Veja em 1983, que dizia cientistas alemães tinham criado um ser híbrido resultante da combinação de boi e tomate.

A notícia repercutiu muito tempo na época e devida as condições de acesso a informação da época muitas foram as pessoas que acreditaram na notícia, contudo trata-se de uma informação inverídica.

Bons estudos!

Perguntas interessantes