Leia o texto e responda.
Mesmo com a desvinculação constitucional entre Estado e igrejas, a “feitiçaria”, “batuque” ou “ma-
cumba” comumente eram interpretados como curandeirismo, considerado crime, ou reprimidas por
perturbar a paz pública. Dessa forma, justificavam-se as incursões policiais aos espaços em que
eram realizados os rituais. Conforme aponta Paula Montero, a descriminalização dessas práticas so-
mente ocorreu quando elas passaram a se constituir institucionalmente como religiões. Fato que se
tornou possível porque, no caso brasileiro, a diferenciação das esferas sociais não implicou na reti-
rada das religiões do espaço público. [...] a desvinculação entre Estado e igrejas produziu, de acordo
com a autora, novas formas religiosas, que se expressam de maneiras variáveis publicamente e têm
uma organização institucional própria, ou seja, favoreceu o pluralismo religioso.
MORAIS, Mariana Ramos de. Políticas públicas e a fé afro-brasileira: uma reflexão sobre as ações de um Estado Laico.
Ciências Sociais e Religião, Porto Alegre, ano 14, n. 16, Jan./Jun. 2012, p. 39-59 (adaptado).
A situação apresentada no texto se refere à realidade que as religiões afro-brasileiras enfrentam no Brasil.
Assim o texto apresenta duas realidades, respectivamente:
a) pluralismo religioso e secularização.
b) racismo religioso e pluralismo religioso.
c) Estado laico e Estado confessional.
d) superstição e fé.
e) antigos movimentos religiosos e novos movimentos religiosos.
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Soluções para a tarefa
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Resposta:
Letra B
Explicação:
Esse texto nos mostra que muitas religiões tem racismo religioso e pluralismo religioso
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Resposta:
b) racismo religioso e pluralismo religioso.
Explicação:
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