ENEM, perguntado por joaovictorperep181ao, 9 meses atrás

Leia o texto e responda:
GUERRA DOS MASCASTES A Guerra dos Mascates ocorreu em Pernambuco, entre 1710 e 1711. Foi um conflito que envolveu os membros da nobreza açucareira de Olinda e os comerciantes portugueses sediados em Recife. Após a expulsão dos holandeses do Nordeste açucareiro, o desenvolvimento urbano e a importância comercial alcançados por Recife, devido à presença flamenga, levaram seus moradores a solicitar à Coroa a sua separação de Olinda e sua elevação à vila, pedido que foi atendido por D. João V, em 1709. Os oficiais da Câmara de Olinda não concordaram com a decisão real e pressionaram o gover-nador para que não a acatasse. Contudo, o governador Sebastião de Castro e Caldas, homem de pouca política e totalmente inábil, apoiou os moradores de Recife e lhes permitiu a construção do pelourinho, que seria o símbolo da autonomia administrativa da nova vila. Elevada à vila, Recife foi atacada pelos olindenses. O pelourinho, que havia sido levantado na calada da noite com a cobertura do governador, foi destruído.

1— Em que medida essas novas funções dos comerciantes portugueses foram determinantes para a eclosão da Guerra dos Mascates?

Soluções para a tarefa

Respondido por camilah65
38

Resposta:

A importância cada vez maior adquirida pelos comerciantes moradores do Recife que desejavam a elevação à condição de Vila. Os olindenses não concordavam com isso pois poderiam perder a condição de centro de poder em Pernambuco. Esse foi um dos principais motivos da eclosão da chamada Guerra dos Mascates.


joaovictorperep181ao: Obrigado!
camilah65: de nadah
Respondido por ithalooliveira111
18

Resposta:

ocorreu em pernabuco por causa de um conflito entre recife e olinda

Explicação:

Perguntas interessantes