Leia o texto.
(E responda as questões na sequência)
Paraná enfrenta a pior seca já registrada no Estado
Já são dez meses de pouca chuva, quase 80% abaixo da média. Hidrelétrica de Itaipu chegou a abrir o vertedouro para que o rio Paraná voltasse a ser navegável por grandes embarcações.
O Paraná enfrenta a pior seca já registrada no Estado. Já são dez meses de pouca chuva, quase 80% abaixo da média.
A hidrelétrica de Itaipu chegou a abrir o vertedouro para que o rio Paraná, um dos maiores do Brasil, voltasse a ser navegável por grandes embarcações. O reservatório da usina agora está 1,5 metro abaixo do normal, mas a produção de energia caiu por causa da falta de demanda. As cataratas do Iguaçu, que normalmente são cheias, mudaram com a estiagem.
O reservatório do Iraí abastece Curitiba e Região Metropolitana. Nesse momento, a barragem está com a capacidade bem abaixo do normal. Um determinado local, até pouco tempo, estava coberto d'água. De cima, dá para ter uma noção do tamanho do problema causado pela falta de chuva: é uma imensidão de terra seca e rachada.
Os quatro reservatórios que abastecem a região de Curitiba estão hoje com a capacidade perto de 40%, o que levou o governo do estado a adotar, na região, um rodízio no abastecimento.
“Você ficar, quatro, cinco dias sem água, com a torneira seca, é difícil. Tem que sair daqui, buscar água em outro lugar”, conta Michael Manoel da Conceição, caminhoneiro.
A falta d'água durante a pandemia preocupa. O jeito encontrado pela companhia de abastecimento, a Sanepar, foi buscar água em lugares alternativos. "Nós já usamos hoje, por exemplo, cavas, pedreiras que não são mais utilizadas, usamos a transposição de rios pra você levar ao rio, da onde é feita a captação, para a Sanepar. A cada cenário, uma ação”, explica Claudio Stabili, diretor-presidente Sanepar.
1. Releia o título da notícia: “Paraná enfrenta a pior seca já registrada no Estado”. Em que tempo e modo está o verbo da frase que compõe esse título e o que isso representa? *
1 ponto
a) Pretérito perfeito do Modo Indicativo, pois a notícia se refere a algo que aconteceu no passado.
b) Presente do Modo Indicativo, pois o verbo usado assim indica como essa notícia é atual.
c) Pretérito imperfeito do subjuntivo, pois a notícia se refere a algo que pode ter acontecido no passado.
d) Futuro do presente do Indicativo, pois a notícia se refere a algo que ainda está acontecendo.
2. Os trechos que aparecem entre aspas na notícia representam *
1 ponto
a) os argumentos pessoais do jornalista para fundamentar a notícia.
b) a citação em discurso direto de outra pessoa para validar os argumentos apresentados.
c) os trechos que merecem destaque especial para reafirmar a importância do assunto da notícia.
d) a opinião da Sanepar para esclarecer os perigos da crise hídrica e a importância da hidrelétrica.
Soluções para a tarefa
Resposta :
1)
B) Presente do Modo Indicativo, pois o verbo usado assim indica como essa notícia é atual.
2)
B) a citação em discurso direto de outra pessoa para validar os argumentos apresentados.
1. O tempo verbal é presente do indicativo, pois o verbo usado indica como essa notícia é atual. Alternativa B.
O presente do indicativo é o tempo usado para indicar coisas que acontecem no momento da fala. Por isso, é o tempo por excelência das notícias, uma vez que ela trata dos fatos que acontecem na atualidade.
2. As aspas mostram a citação em discurso direto de outra pessoa para validar os argumentos apresentados. Alternativa B.
Uma das principais funções das aspas é delimitar o discurso direto, ou seja, a citação do discurso de outra pessoa. No caso da notícia, o discurso citado apresenta o ponto de vista das pessoas envolvidas no caso, o que valida os argumentos de quem escreve.
Mais sobre tempos verbais: https://brainly.com.br/tarefa/13245052