Leia o texto e responda as questões abaixo:
“Fui preso às seis e meia da manhã de 29 de setembro de 1969. (...) às quatro e meia da manhã cansado e meio alto, fui me deitar no quarto do meu irmão Aton Fon Filho, que se encontrava viajando.
Dormi duas horas e acordei com algo frio encostado no nariz. Abri os olhos e o quarto estava cheio de homens armados de fuzis e metralhadoras. O objeto frio encostado no meu nariz era o cano de uma pistola calibre 45 (...).
Fui levado para a câmara de torturas, no segundo andar, e durante três horas submetido a pau-de-arara, espancamentos e choques elétricos. De tudo isto, lembro-me de que nada era mais terrível que os choques elétricos na cabeça, com um fio preso ao lóbulo da orelha e outro percorrendo os lábios, o pescoço ou o nariz. Esses choques provocam uma contração tão forte dos músculos da face que a língua é mordida e estraçalhada pelos dentes. Fiquei vários dias sem poder comer, até que um enfermeiro do Exército obteve autorização para levar-me um pouco de gelo, que anestesiava momentaneamente a língua, permitindo que eu me alimentasse.
Fiquei 17 dias na Operação Bandeirantes. Se o inferno existe, a Operação Bandeirantes é pior. Éramos, de início, doze pessoas em uma cela de cerca de 3,5 X 4,5 metros. Dormíamos no chão, cobrindo-nos com jornais velhos e um cobertor, que era reservado ao preso que estivesse em piores condições físicas. A alimentação era levada do quartel da Polícia do Exército e servida uma vez por dia, à noite.
Isto tem um motivo. Uma pessoa alimentada não pode ser pendurada no pau-de-arara ou submetida a choques elétricos, sob o risco de morrer de congestão. Então, nós éramos alimentados apenas à noite, para ficarmos disponíveis durante o dia para sermos torturados.”
FON. A. C. – A História da Repressão Política no Brasil. P. 9-14.
a-) O episódio narrado refere-se a qual momento de nossa história?
b-) Quem seriam esses torturadores? O que seria essa OBAN (Operação Bandeirantes)?
c-) Quem seria o torturado, um assassino, um traficante, um marginal...? Explique
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:Essa eu não sei,de verdade me desculpe
Explicação:
Perguntas interessantes