História, perguntado por vitoriagomzsa, 1 ano atrás

Leia o texto e responda as questões. A) segundo a autora, quais eram os extremos da escala social na america portuguesa? B) o que caracteriza q "camada dos desclassificados"? C) valendo-se do que voce estudou neste capitulo, explique por que podemos afirmar que a sociedade mineradora era caracterizada pela desigualdade social. D) atualmente, podemos que o brasil é um pais socialmente desigual? Discuta essa questão com os colegas.

Soluções para a tarefa

Respondido por alecreig001
226

Eis a sua resposta:

Neste excerto, a historiadora Laura de Mello e Souza trata da sociedade que se formou durante o ciclo minerador na atual região de Minas Gerais.

a) A autora aponta que os extremos da escala social eram os senhores, colonos, proprietários de grandes terras/lavas, brancos e livres e, no outro extremo, os escravos, cativos e negros.

b) Como o próprio nome diz, os desclassificados não estavam encaixados em nenhuma das duas categorias sociais (senhores e escravos). Eles eram livres, mas não chegavam a ser senhores, pois eram pobres. Eles ocupavam funções que poderiam ser feitas também por escravos, dependendo da situação.  

c) A desigualdade social acontece porque observamos que é uma sociedade em que as pessoas não possuem as mesmas oportunidades e não recebem o mesmo tratamento.

Espero ter ajudado!!!


alecreig001: D) Sim, pois, vemos classes diferentes sobressaindo as outras
vitoriagomzsa: Obrigada! ❤
alecreig001: De nada
alecreig001: (^-^)
alecreig001: Quando precisar estou aqui!! :)
alecreig001: ❤❤
Respondido por nataliafransantos
4

a)Segundo a autora, os extremos do da escala social na América Portuguesa eram os senhores e os escravizados.

b)Os desclassificados eram as pessoas que exerciam as atividades que um escravizado não poderia exercer como a ocupação de capitão do mato (policiamento) e a de feitor (supervisão).

c)Era possível observar a desigualdade social na sociedade mineradora, mas ela era menor do que na sociedade colonial durante a exploração da cana-de-açúcar porque havia a possibilidade de uma pessoa comum encontrar ouro e mudar a sua condição social.  

d)Atualmente o Brasil é socialmente desigual. Esse fator está relacionado ao seu processo histórico que desde o início foi marcado pela desigualdade de acesso das pessoas à terra, além das condições sociais de escravização a qual grande parcela da população estava submetida.  

Posteriormente com a instauração da República, as políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de vida da maioria para a população foram praticamente inexistentes, sendo que os reflexos desse processo históricos podem ser observados até os dias atuais.

Os extremos da escala social na América Portuguesa

A América Portuguesa foi marcada por grande desigualdade social. No topo da pirâmide social estavam os senhores de terras que eram a elite econômica do território.

A base da pirâmide era composta pelos escravizados que eram a mão de obra responsável pelo trabalho e pela geração de riqueza da colônia.

Entre esses dois grupos, estavam os trabalhadores brancos, formado por um grupo social pobre e que prestava serviços que os escravizados não poderiam executar.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre os extremos sociais na América Portuguesa em: https://brainly.com.br/tarefa/18862582

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes