Leia o texto e responda as questões a seguir. Sempre que se evoca o tema do Renascimento, a imagem que nos vem à mente é a dos grandes artistas e de suas obras mais famosas. Isso nos coloca a questão: por que razão o Renascimento implica esse destaque tão grande dado às artes visuais? De fato, as artes plásticas acabaram se convertendo num centro de convergência de todas as principais tendências da cultura renascentista. E mais do que isso, acabaram espelhando os impulsos mais marcantes do processo de evolução das relações sociais e mercantis. NICOLAU SEVCENKO (Adaptado de O Renascimento. São Paulo: Atual; Campinas: Ed. Unicamp, 1984 a) Explique quais “relações sociais e mercantis” influenciavam as artes plásticas e o renascimento como um todo. b) Quais eram as principais características da cultura renascentista?
Soluções para a tarefa
a) As “relações sociais e mercantis” que influenciavam as artes plásticas e o renascimento foram a criação das condições concretas de circulação de novas ideias devido ao renascimento comercial e o financiamento de artistas.
O que resultou em uma mudança de atitude por parte dos comerciantes da época.
b) As principais características da cultura renascentista que podemos citar são: a mudança e criação da realidade através da capacidade humana, o individualismo e o racionalismo, entre outros.
Bons estudos!
Resposta:
a) A influência entre as “relações sociais e mercantis” e o renascimento pode ser de causa: porque o renascimento comercial e urbano criou as condições concretas para que novas ideias circulassem, mecenas financiassem artistas, novas técnicas se desenvolvessem. E pode ser de semelhança: a atitude de mudança representada pelos comerciantes influenciou uma nova atitude diante da realidade, menos passiva e mais valorizadora da capacidade humana. Além disso, essas pessoas passaram também a servir como modelo para os artistas, em suas pinturas e esculturas.
b) Podem ser destacados: o humanismo e a valorização da capacidade humana de criar e mudar a realidade, o individualismo, o racionalismo, a investigação dos fenômenos, entre outros.