História, perguntado por Christina982, 1 ano atrás

Leia o texto e responda às questões a seguir.O legado do Renascimento"[...] Podemos dizer sem exagero que no Renascimento a humanidade começou a se libertar das condições que lhe eram impostas pela natureza. O homem deixou de ser apenas uma parte da natureza. A natureza passou a ser algo que se podia usar e explorar. 'Saber é poder', dizia o filósofo inglês Francis Bacon, sublinhando com isto a aplicação prática do conhecimento. E isto era uma coisa nova. A humanidade passou a intervir na natureza e a querer controlá-la.- Mas isto não foi uma coisa positiva?- Sim e não. Vamos retomar aqui os fios do bem e do mal que se entrelaçam em tudo o que o homem faz. A ruptura tecnológica iniciada no Renascimento levou aos teares e ao desemprego, aos remédios e a novas doenças, à eficiência controlada da agricultura e à exploração da natureza, a novos utensílios como máquinas de lavar e geladeiras, e também à poluição ambiental e às montanhas de lixos. o fato de assistirmos hoje à terrível degradação de nosso meio ambiente levou muitos a ver a ruptura tecnológica como um perigoso desvio das condições de vida que nos são dadas pela natureza. Para estas pessoas, o homem colocou em marcha um processo que não pode mais controlar. Outros, mais otimistas, acreditam eles, também tem suas 'doenças de infância'; mas no fim os homens vão aprender a controlar a natureza, sem com isto ameaçá-la em seus pontos vitais[...]"A) Que tipo de relação homem-natureza foi introduzida pelo Renascimento?B) Identifique os aspectos positivos e negativos que, segundo o texto, foram gerados pela ruptura tecnológica iniciada no Renascimento.C) O texto apresenta duas visões diferentes a respeito da relação futura entre homem, natureza e tecnologia. Quais são elas?

Soluções para a tarefa

Respondido por Bianca6azevedo
51
A: Relação de dominação do homem sobre a natureza, visto que nesse momento o homem passa a se valorizar, passando do papel de dominado para dominador. Ele a modifica de acordo com seus interesses, sejam estes de comodismo, economia ou para adquirir vantagens pessoais.
B: Positivos: invenções eficientes, que substituem o sacrifício do homem, tais como, teares, remédios, modernos meios de produção. Negativos: novas problemáticas a serem solucionadas, tais como desemprego, novos tipos de doenças, demasiada exploração da natureza e suas consequências, como destruição e poluição.
C: Uma visão otimista, de que o homem aprenderá a conviver com seus novos poderes sobre as coisas que os cercam, e ter uma boa relação de sobrevivência. E uma pessimista, em que fala que homem não será capaz de se adaptar com tudo que pode conquistar, e acabar se auto destruindo.
Perguntas interessantes