Português, perguntado por silvajenifer002, 10 meses atrás

Leia o texto e responda às questões 1, 2 e 3.

Por que você ainda vai tomar 'água da privada'

Marcus Woo Da BBC Earth
11 janeiro 2016


O nome assusta e é pouco fiel à realidade de uma iniciativa que já está sendo adotada em algumas partes do mundo. O "toilet-to-tap" (ou "da privada para a torneira", em tradução literal) é uma técnica que reutiliza, para o consumo interno e externo, toda a água que escorre pelos ralos (inclusive a da descarga das privadas). [...]

A água residual reciclada é segura para o consumo e tem o mesmo gosto que qualquer outra água potável. “Na realidade, podemos dizer que esse tipo de água é até relativamente doce”, afirma Anas Ghadouani, engenheiro ambiental na Universidade Western Australia.

Estimuladas por problemas causados pelo aumento populacional e por secas intensas semelhantes às enfrentadas pelo Brasil, recentemente, muitas cidades do mundo já estão incorporando água residual reciclada ao abastecimento para o consumo.

Reciclar não é apenas uma necessidade – um futuro sustentável no gerenciamento da água vai exigir projetos como esses. “Não há dúvidas de que isso vai acontecer”, opina Ghadouani.


Recurso abundante

Águas residuais são muito mais do que a água da privada. Pense em toda a água que escoa pelo ralo toda vez que você lava uma fruta ou o seu carro. Trata-se de um recurso abundante e pouquíssimo explorado.

“É uma fonte de água garantida e mais barata”, afirma Peter Scales, engenheiro químico da Universidade de Melbourne, na Austrália. Segundo ele, se uma cidade de porte médio reciclasse todas as suas águas residuais, seu consumo de fontes tradicionais cairia em 60%.

O uso das águas residuais para irrigação e outros fins não alimentares já é comum. Sua tecnologia é a mesma usada para tratar o suprimento de água potável que tenha sido contaminado.

Ela consiste em, primeiramente, filtrar todos os depósitos sólidos contidos na água. Depois, em um processo chamado de osmose inversa, faz-se a filtragem das partículas menores. Em seguida, como medida extra de precaução, a água é exposta rapidamente à radiação ultravioleta, para exterminar possíveis micróbios.

“Somos capazes de oferecer água muito pura – mais pura do que a água que atualmente é retirada de rios e reservatórios”, diz Scales.



1. No texto, o autor mostra que 

(A) o uso de águas pluviais é comum na maioria das cidades em todo o mundo.

(B) há necessidade de reutilização das águas residuais para um desenvolvimento sustentável.

(C) é preciso expor a água potável à radiação ultravioleta para remover detritos sólidos.

(D) um método científico eficiente purifica as águas usadas na irrigação da lavoura.

2. O autor faz uma escolha específica de palavras para ressaltar o aspecto científico do assunto abordado. É um exemplo dessas marcas linguísticas:

(A) Água muito pura.

(B) Consumo interno.

(C) Água da privada.

(D) Osmose inversa.

3. Em: “... como medida extra de 'precaução'...” a palavra em destaque ('precaução') pode ser substituída por


(A) cautela.

(B) desleixo.

(C) devoção.

(D) carência.​

Soluções para a tarefa

Respondido por aparecida454
0

Resposta:

responderei a número 3 (A)


laianeb874: qual a 5???
laianeb874: qual é a resposta da 1 e 2??
Respondido por MarceloS123456
1

Resposta:

1 B

2 C

3 A

Explicação:

Perguntas interessantes