Leia o texto e responda as atividades
Com distintas abordagens e definições, o conceito de cultura integra o quadro teórico de todas as Ciências Sociais. No entanto, com frequência, é vinculado à Antropologia, por ter sido amplamente discutido e utilizado por estudiosos dessa área do conhecimento, desde o século XIX, quando as explicações racialistas e evolucionistas da diversidade humana eram dominantes.
Naquele contexto, uma das primeiras definições de cultura foi elaborada pelo antropólogo inglês Edward Burnett Tylor (1832- 1917). De acordo com esse autor, cultura é o conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade. Trata-se de uma definição muito ampla e, para Tylor, expressa a totalidade da vida social humana.
Taylor expôs sua análise das origens e dos mecanismos da evolução da cultura em várias sociedades. Para ele, a diversidade cultural que se observa entre os povos contemporâneos reflete os diferentes estágios evolutivos de cada sociedade, em uma escala que varia do mais primitivo, representado por povos tribais, ao mais desenvolvido, alcançado pelos europeus.
Contrapondo essa visão evolucionista, o antropólogo alemão Franz Boas (1858-1942) recusou qualquer generalização que não pudesse ser demonstrada por meio da pesquisa concreta em sociedades determinadas. Para ele, cada cultura é única e deve ser analisada de modo aprofundado e particular. Existem, portanto, “culturas” e não a “cultura”, e essa diversidade cultural que explica as diferenças entre as sociedades humanas.
O antropólogo Lévi-Strauss (1908-2009), em seus estudos, analisou o que era comum e constante em todas as sociedades, ou seja, as regras universais e os elementos indispensáveis à vida social. Para ele, o homem é um jogador, que tem nas mãos cartas que ele não inventou, pois o jogo de cartas é um dado da história e da civilização [...]. Quando se dão as cartas, cada sociedade, assim como cada jogador, as interpreta nos termos de diversos sistemas, que podem ser comuns ou particulares.
Para os antropólogos estadunidenses Clifford James Geertz (1926-2006) e Marshall Sahlins (1930-), cada cultura pode ser definida como um sistema de signos e significados criado por um grupo social. Assim, conhecer as culturas significa interpretar símbolos, mitos e ritos.
Perceba, então, que há diferentes formas de interpretar o conceito de cultura. Contudo, podemos concluir que o que você é e tudo o que você faz está relacionado à sua cultura. Tudo o que foi aprendido com sua família, seus amigos, na escola, na igreja ou na comunidade em que vive e é a sua cultura. Assim, a cultura são normas, regras, padrões de comportamento, formas de pensar e agir e, por isso, não existe povo, sociedade ou ser humano sem cultura.
Atividades:
1)Apresente as diferenças de pensamento entre Tylor e Franz Boas, no que diz respeito à diversidade cultural entre os povos.
2)Apresente elementos culturais dos diferentes povos (índios, portugueses e africanos) que contribuíram para a formação da diversidade cultural brasileira
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Tudo o q foi aprendido com sua família, seus amigos na escola igreja
Perguntas interessantes