Leia o texto e responda a questão a seguir:
“Era comum morrer de malária na Europa do século 14. Ninguém sabia como curar esse mal súbito caracterizado por febre alta, calafrios, dores no corpo e na cabeça – tudo acompanhado por um cansaço extremo. Incapazes de encontrar uma solução para a doença, a que mais matou na história da humanidade, os europeus a levaram às novas terras do outro lado do Atlântico. A malária veio a bordo dos navios negreiros, segundo uma recente e extensa pesquisa. E nunca mais saiu do continente. No entanto, os europeus não esperavam encontrar nos índios a primeira arma minimamente útil contra o mal. Na América do Sul, os índios já usavam extrato da casca de cinchona para combater os sintomas. Funcionava. A ponto de jesuítas levarem mudas da planta à Europa. E depois, no século 18, dois químicos franceses, Joseph Pelletier e Joseph Caventou, isolaram a quinina, presente na cinchona. O feito proporcionou a popularização do remédio indígena e, de quebra, a invenção da água tônica, refrigerante de quinino, derivado da quinina.”.
(Carol Castro, Revista Superinteressante – 2016)
Questão 36: Se aprofundarmos o olhar no texto sobre a relação entre senso comum e conhecimento científico, entenderemos que o conhecimento indígena sobre o combate dos sintomas da malária, até então um senso comum, foi apropriado pelos europeus e transformado em conhecimento científico. Atualmente temos muitos produtos no mercado que aliviam dores ou até curam doenças graves que foram descobertas indígenas. Mas infelizmente, empresas farmacêuticas com rendimentos bilionários como também os laboratórios de análise dificilmente dão créditos aos nativos brasileiros pelas descobertas, muito pelo contrário, os índio brasileiros são muito pouco valorizados, quando não são expulsos de suas terras milenares. Os índios foram escravizados, mortos, seus conhecimentos medicinais roubados sem o devido reconhecimento, e hoje tentamos extorquir a única coisa que ainda restam para eles, seu lar. Sobre a relação entre Senso comum e Conhecimento científico, assinale a alternativa correta:
A) O conhecimento científico é melhor que o senso comum, pois a ciência é fonte de produção de tecnologia.
B) Senso comum é um conhecimento produzido por pessoas sem instrução, sem estudos e, portanto, não pode ser comparado ao conhecimento científico.
C) Conhecimento científico e senso comum devem caminhar juntos, é possível que eles se complementem. É preciso investir em uma educação que consiga conciliar as duas formas de conhecimento e que possa ser disseminada entre todas as classes sociais.
D) Senso comum é a forma de conhecimento que deveria mais ser valorizada, esta deveria ser amplamente ensinada nas escolas no lugar do conhecimento científico. O conhecimento científico podemos aprender pelos meios de comunicação muito facilmente, já o senso comum não temos mais tanto acesso, por este motivo o senso comum deveria ser focado no ensino público.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
letra C
Explicação:
Pelo que eu li, acho que é o que mais se encaixa
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Saúde,
11 meses atrás