Sociologia, perguntado por fernando13natan61, 8 meses atrás

Leia o texto e responda à pergunta que o segue. “[A] transformação do adolescente em fatia privilegiada do mercado consumidor inaugurada nos Estados Unidos, e rapidamente difundida no mundo capitalista, trouxe alguns benefícios e novas contradições. Por um lado, a associação entre juventude e consumo favoreceu o florescimento de uma cultura adolescente altamente hedonista. O adolescente das últimas décadas do século XX deixou de ser a criança grande, desajeitada e inibida, de pele ruim e hábitos anti-sociais, para se transformar no modelo de beleza, liberdade e sensualidade para todas as outras faixas etárias. O adolescente pós-moderno desfruta de todas as liberdades da vida adulta, mas é poupado de quase todas as responsabilidades. Parece que, ao escrever isso, estou limitando o foco dessa análise aos adolescentes da elite, os únicos que, de fato, podem consumir e desfrutar da condição de jovens adultos cujos desejos e caprichos são sustentados pelos pais. Não é bem assim. Na sociedade pautada pela indústria cultural, as identificações se constituem através das imagens industrializadas. Poucos são aqueles capazes de consumir todos os produtos que são oferecidos ao adolescente contemporâneo — mas a imagem do adolescente consumidor, difundida pela publicidade e pela televisão, oferece-se à identificação de todas as classes sociais. Assim, a cultura da sensualidade adolescente, da busca de prazeres e novas “sensações”, do desfrute do corpo, da liberdade, inclui todos os adolescentes. Do “filhinho de papai” ao morador de rua, do jovem subempregado que vive na favela ao estudante universitário do Morumbi (ou do Leblon), do traficante à “patricinha”, todos os adolescentes se identificam com o ideal publicitário do adolescente hedonista, belo, livre, sensual. O que favorece, evidentemente, um aumento exponencial da violência entre os que se sentem incluídos pela via da imagem, mas excluídos das possibilidades de consumo.” (Maria Rita Kehl, fragmento de A juventude como sintoma de cultura). Qual das alternativas SINTETIZA o texto citado? a) A juventude atual não está mais inserida em uma cultura universalizante de consumo. Em seu lugar, vemos uma fragmentação dos símbolos e desejos individuais de realização através do mercado. b) Os adolescentes norte-americanos tem mais acesso a bens de consumo que os demais, o que pode ser percebido pela forma como são retratados nos meios de comunicação. c) Os jovens desvalorizam aqueles estudiosos introspectivos, identificam-se mais com as líderes de torcida, com os esportistas, sendo sempre consumidores de alto padrão. d) Nem todos os mais jovens são participantes da cultura de consumo. Alguns grupos de adolescentes e jovens adultos optam por estilos de vida mais desligados da maioria. Essa é uma característica do mundo atual. e) A juventude contemporânea está igualmente imersa na cultura de consumo, o que ocasiona um padrão de classe muito particular na criminalidade entre os mais jovens.

Soluções para a tarefa

Respondido por delisqm
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Resposta:

resposta:[E]

Explicação:

De acordo com o texto lido, a juventude contemporânea está imersa em cultura de consumo, o que por sua vez acaba por ocasionar um padrão de classe muito peculiar na criminalidade entre as pessoas mais jovens de nossa sociedade.

Respondido por Matheusieti
0

A indústria massificada faz parte dos jovens hoje em dia, ou seja, o consumo se faz presente, principalmente a partir das redes sociais que, pode ser entendida como um veículo de informação que utiliza todos os meios de comunicação para dialogar com a sociedade. Letra E.

Deste modo, precisamos notar que os jovens nos dias de hoje acabam sendo coagidos a partir dos mecanismos de publicidade e marketing a se adaptarem a tal elemento do entretenimento, sendo comum a "massa".

Por fim, a cultura de massa é aquela massificada, sendo o próprio entretenimento direcionado a maior parcela da população consumidora que são os jovens.

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