Leia o texto e responda à pergunta a seguir. "Muitas têm sido as explicações das causas históricas para a origem da filosofia na Jônia. Alguns consideram que as navegações e as transformações técnicas tiveram o poder de desencantar o mundo e forçar o surgimento de explicações racionais sobre a realidade. Outros enfatizam a invenção do calendário (tempo abstrato), da moeda (signo abstrato para a ação de troca) e da escrita alfabética (transcrição abstrata da palavra e do pensamento), que teriam propiciado o desenvolvimento da capacidade de abstração dos gregos, abrindo caminho para a filosofia. Sem dúvida, esses fatores foram importantes e não podem ser desconsiderados e minimizados, mas não foram os principais" (CHAUÍ, M. Introdução à história da filosofia - dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Brasiliense, 1994 - p. 35). A principal determinação histórica para o nascimento da filosofia é:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A sociedade grega foi marcada pelo medo; pelo medo dos deuses que castigavam a população através das tempestades, desastres naturais etc.
A filosofia surge como uma maneira de explicar os fenômenos naturais de forma racional e encarar as adversidades de maneira crítica. Portanto, a filosofia nasce como forma de libertação, durante o contexto da Grécia Antiga, em meio aos filósofos pré-Socráticos.
Antigamente as pessoas tinham muito medos dos deuses e de tudo que eles podiam causar como forma de punição aos humanos, eles acreditavam que os desastres naturais eram punições de Deus contra o povo pecador.
Assim, a filosofia surge com o uso da racionalidade, com o questionamento das coisas e o uso da ciência e racionalidade para provar os fatos.
A filosofia foi um meio de libertação para esse medo dos deuses, foi graças a filosofia que as pessoas começaram a ter senso crítico e saíram do senso comum.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/25109159