leia o texto e responda
1-Explique as diferentes utilizações do termo “clássico” na música. Como os
musicólogos dão sentido especial a esse termo?
2-Que ideais influenciaram o classicismo e como eram esses ideais?
3-Como era a música clássica?
O termo ‘Clássico’, em música, é empregado em dois sentidos diferentes. As
pessoas, às vezes, usam a expressão ‘música clássica’ considerando toda a música
dividida em duas grandes partes: ‘clássica’ e ‘popular’. Para o musicólogo, entretanto,
‘música clássica’ tem sentido especial e preciso: é a música composta entre
aproximadamente 1750 e 1810, que inclui a música de Haydn e Mozart, bem como as
composições iniciais de Beethoven.
O classicismo é profundamente influenciado pelos ideais humanistas, que
colocam o homem como centro do universo. Reproduz o mundo real, mas molda-o de
acordo com o que se considera ideal. As obras refletem princípios como harmonia,
ordem, lógica, equilíbrio, simetria, objetividade e refinamento. A razão é mais
importante que a emoção.
A transição da música barroca para a clássica é feita sobretudo por Carl Philipp
Emanuel Bach (1714-1788) e por Johann Christian Bach (1735-1782), filhos do
compositor Johann Sebastian Bach (1685-1750). Os compositores passam a elaborar
formas mais desenvolvidas, como a sinfonia e os concertos para instrumentos e
orquestra. A sonata é a principal forma musical do período e um passo definitivo em
direção à música tonal.
A música clássica mostra-se refinada e elegante e tende a ser mais leve, menos
complicada que a barroca. Os compositores procuram realçar a beleza e a graça das
melodias. A orquestra está em desenvolvimento. Os compositores deixaram de usar o
cravo e acrescentaram mais instrumentos de sopro (clarineta, por exemplo). No
classicismo a dinâmica passou a ser explorada em todas as suas possibilidades. Nos
períodos anteriores não se usava, ou melhor, não se indicava objetivamente alguma
mudança de nuances deste parâmetro. Na última fase do Barroco, havia somente
indicações de contrastes entre trechos musicais em "piano" e "forte".
Já os clássicos tiveram a ideia de se utilizar do "crescendo" e do "decrescendo",
graduando a dinâmica e inventando seus respectivos sinais. Esta técnica foi muito
desenvolvida pelos compositores de Mannheim (Alemanha) e divulgada posteriormente
por Haydn e Mozart.
Novos instrumentos apareceram: entre eles o piano (inventado em 1698 por
Bartolomeo Cristofori – 1655/1731, para que tivessem à mão um instrumento de
teclado que pudesse dar sons suaves e fortes) e o clarinete (inventado no início do
século 18 por Jacob Denner -1681/1735). Melhoraram os mecanismos e as extensões
do oboé e do fagote. O violoncelo ganhou uma ponta para apoiá-lo no chão (antes era
preso entre as pernas pelo executante) e descobriram a maravilha do seu timbre.
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Explicação:
Foram utilizados os seguintes termos para a referência ao personagem principal da fábula, o
colibri, exceto:
a) ( ) o pássaro
b) ( )um pequeno colibri
c) ( )ele
d) ( )o animal
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