Leia o texto e observe a imagem abaixo.
Expansão Marítima Europeia
[...] O próprio termo expansão estava ligado ao fato dos europeus navegarem apenas pelo mar Mediterrâneo e os mares do norte europeu, desconhecendo rotas marítimas nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico até o século XIV.
Mas o interesse comercial estava em que tipo de mercadorias? Nos mercados europeus, que floresceram durante a Baixa Idade Média, a venda de especiarias e outras mercadorias orientais proporcionava lucros altíssimos aos comerciantes. [...]
[...] Com a conquista da cidade de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453, os preços das mercadorias se tornaram ainda maiores devido às taxas que passaram a ser cobradas. A nascente classe burguesa, que realizava o comércio na Europa, precisava chegar ao Oriente sem passar pelo Mar Mediterrâneo e Constantinopla. [...]
PINTO, Tales. Expansão Marítima Europeia. Escola Kids, s.d. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2021. Fragmento.
Mapa de 1502 mostrando as primeiras explorações durante a época das Grandes Navegações
H070319I7
HISTÓRIA DE TUDO. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2021.
Com base nesse texto e nessa imagem, os europeus se aventuraram nas Grandes Navegações a partir da necessidade de
acrescentar práticas políticas e comerciais alternativas ao Mercantilismo.
buscar caminhos alternativos para o comércio e conseguir matéria-prima.
encontrar povos para realizar trocas comerciais de produtos e trabalho remunerado.
gerar contatos comerciais e políticos diferentes para compartilhar suas riquezas.
Soluções para a tarefa
Resposta: B) buscar caminhos alternativos para o comércio e conseguir matéria-prima.
Explicação:
O próprio termo expansão estava ligado ao fato dos europeus navegarem apenas pelo mar Mediterrâneo e os mares do norte europeu, desconhecendo rotas marítimas nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico até o século XIV.
Mas o interesse comercial estava em que tipo de mercadorias? Nos mercados europeus, que floresceram durante a Baixa Idade Média, a venda de especiarias e outras mercadorias orientais proporcionava lucros altíssimos aos comerciantes.
Com a conquista da cidade de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453, os preços das mercadorias se tornaram ainda maiores devido às taxas que passaram a ser cobradas. A nascente classe burguesa, que realizava o comércio na Europa, precisava chegar ao Oriente sem passar pelo Mar Mediterrâneo e Constantinopla.
Gostou? Marque como a melhor resposta!
Espero ter ajudado. Bons estudos!
Resposta:B
Explicação: