Leia o texto e marque a alternativa correta:
Asno e a carga de sal
Um asno carregado de sal atravessava um rio. Um passo em falso e ei-lo dentro da água. O sal então derreteu e o asno se levantou mais leve. Ficou todo feliz. Um pouco depois, estando carregado de esponja às margens do mesmo rio, pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas. O que aconteceu? As esponjas ficaram encharcadas e, impossibilitado de se erguer, o asno morreu afogado.
Algumas pessoas são vítimas de suas próprias artimanhas.
Fonte: Esopo. Fábulas
1) Na expressão retirada do texto, “... pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e caiu (de propósito) nas águas...”, a expressão entre parênteses significa: *
A Casualmente
B Intencionalmente.
C Coincidentemente.
D Proporcionalmente
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
B- intencionalmente
Na expressão retirada do texto, “... pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e caiu (de propósito) nas águas...”, a expressão entre parênteses significa: Intencionalmente. Letra B.
Assim como podemos observar a acepção da expressão "de propósito" no dicionário:
- intenção de fazer alguma coisa; vontade; plano; projeto, desígnio.
Na fábula Asno e a carga de sal de Esopo, vemos que a intenção do animal era se livrar do peso de sua carga e então seguir leve em sua viagem, no entanto, ao se jogar de propósito nas águas, perde sua vida ao ser vítima de seu próprio plano.
Esopo sempre nos leva à reflexão em suas fábulas, e nesta narrativa entendemos que planos mal arquitetados podem nos prejudicar ao invés de nos favorecer. Obviamente que o animal sentia-se explorado pela ganância humana em fazê-lo carregar cargas muito além do que ele poderia suportar, porém, ele tenta resolver seu problema da forma incorreta.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/20622442
Bons estudos!