História, perguntado por jefferson21031, 1 ano atrás

Leia o texto e complete as lacunas a seguir: "Definitivamente, o século XX significou um momento de amplas mudanças na discussão do que era História e como fazê-la. No advento desse século, o conhecimento científico avançou, no sentido de buscar e criar campos específicos para dar conta de diferentes aspectos a serem observados e transformados em objetos de investigação no campo histórico. É nesse contexto que, segundo Peter Burke (1992a), a ________________ deixou de ficar a cargo de estudiosos (que no século XVII eram chamados ________________ amadores (que confrontaram, na época, o relato apenas da história da nobreza, coletando documentos antigos que pudessem verificar a veracidade dos fatos nas diferentes regiões) para construir seu próprio espaço no universo de investigação dos historiadores" (VIEIRA, Hamilton; PADILHA, Felipe; SANTOS, Fabiane L.; ZILI, Amanda L. História regional do Brasil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: Alternativas: a) História Nacional / Antiquários b) História Regional / Antiquários c) História Regional / Bibliotecários d) História Regional / Arquivistas e) História Nacional / Historiadores

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
1

A alternativa correta é a B.

A história regional, não só brasileira quanto mundial, foi, por muito tempo, deixada a cargo dos antiquários amadores. Tais antiquários possuíam papel político de documentar a história das realezas, além de defender maior poder ao parlamento.

Assim, os estudos de história local possuíam diversos nomes em outros locais, como “erudição das províncias”, sendo popularizado no Brasil a partir da segunda metade do século XX.

Perguntas interessantes