ENEM, perguntado por malessandraa1395, 1 ano atrás

Leia o texto e analise os dados lingüísticos que o seguem.Estar e andar + gerúndioNo período arcaico esses verbos seguidos de gerúndio podem ocorrer semanticamente plenos, com significado lexicaletimológico: estar (lat. stare) "estar de pé"; andar (lat. ambitare) "deslocar-se com os pés". Na documentação arcaica, em muitoscontextos, fica-se na dúvida se nas seqüências desses verbos com gerúndio se tem uma locução verbal ou duas orações com umdesses verbos como principal e o gerúndio como uma subordinada reduzida temporal.Exemplos:1. No dia da sa morte estando os homens bõõs da cidade onde el era bispo fazendo gram chanto sobre el...[No dia da sua morte, estando de pé os homens bons da cidade onde ele era bispo, fazendo... ou No dia de sua morte, estando os homens bonsda cidade onde ele era bispo fazendo...]2. Andava per muitas cidades e per muitas vilas e per muitos castelos e pelas ruas e pelas casas dos homẽs dizendo muitas santasparavoas.[Caminhava por muitas cidades e por muitas vilas e por muitos castelos e pelas ruas e pelas casas dos homens dizendo.... ou Estava dizendopor muitas cidades e por muitas vilas e por muitos castelos e pelas ruas e pelas casas dos homens...](Adaptado de R. V. Mattos e Silva, O português arcaico)A dúvida sobre o Português Arcaico, explicitada por Mattos e Silva, mantém-se nas construções com estar e comandar seguidos de gerúndio do Português Contemporâneo do Brasil? Explique e dê um exemplo de construção com cada umdesses verbos para confirmar sua hipótese.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
1

Sim. O gerúndio é uma das formas nominais do verbo. Há ainda as formas infinitivo e particípio. No gerúndio, os verbos da primeira conjugação serão terminados em ando, e os da segunda e terceira conjugação, terminam em "indo".

Sendo assim, o gerúndio é utilizado para expressar uma ação contínua, remetendo por isso, a uma ideia de progressão textual, conforme se pode notar no texto inerente ao português arcaico apresentado acima.

Perguntas interessantes