Leia o texto e, a seguir, assinale a alternativa correta:
O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante. Não é preciso que o universo inteiro se arme para esmagá-lo. Um vapor, uma gota d' água, é o bastante para matá-lo. Mas, quando o universo o esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que o que o mata, porque sabe que morre; e a vantagem que o universo tem sobre ele, o universo a ignora. (PASCAL, Blaise. Pensamentos, XI).
O texto do matemático e filósofo Pascal diz que o homem é nobre porque sabe que morre. “Saber que se morre”, do ponto de vista da temporalidade humana, do tempo propriamente histórico, quer dizer:
Ser meramente animal, como todos os outros
Não ser consciente da morte, como é o universo
Ser inteligente é ser imortal.
Ter consciência da própria finitude.
Não conseguir dominar o universo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
Ter consciência da própria finitude
Respondido por
0
Resposta: letra D
Explicação:
Saber-se mortal, segundo Pascal, é ser mais nobre que todo o universo. Com isso, Pascal reitera a compreensão mais profunda que se pode ter daquilo que vem a ser o tempo histórico. Ser um ente histórico é saber ter consciência da própria finitude, da própria morte. É por isso que o homem produz cultura, pois, ao contrário dos outros animais (que não sabem que morrem), o homem precisou e ainda precisa desenvolver sistemas simbólicos que deem sentido à sua existência finita.
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás