Leia o texto.
Ditadura / Democracia
A diferença entre uma democracia e um país totalitário é que numa democracia todo mundo reclama, ninguém vive satisfeito. Mas se você perguntar a qualquer cidadão de uma ditadura o que acha do seu país, ele responde sem hesitação: “Não posso me queixar”.
(Millôr Fernandes, Millôr definitivo: a bíblia do caos).
a) Para produzir o efeito de humor que o caracteriza, esse texto emprega o recurso da ambiguidade? Justifique sua resposta.
b) Reescreva a segunda parte do texto (de “Mas” até “queixar”), pondo no plural a palavra “cidadão” e fazendo as modificações necessárias.
Soluções para a tarefa
a) Sim! A expressão "Não posso me queixar" utiliza o recurso da ambiguidade, já que pode ser interpretada de duas formas. Uma delas é no sentido "Não posso me queixar, pois estou satisfeito", e a outra "Não posso me queixar, pois serei punido se eu manifestar opiniões contrárias".
b) Modificando a frase para o plural, o texto ficaria da seguinte forma:
"Mas se você perguntar a quaisquer cidadãos de uma ditadura o que acham de seu país, eles respondem, sem hesitação: Não podemos nos queixar.
Espero ter ajudado! :)
a) Sim, há no texto o recurso da ambiguidade com o objetivo de produzir o efeito de humor. Ambiguidade pode ser compreendida como sendo uma situação em que há mais de um sentido que possa ser interpretado numa mesma sentença, dependendo do contexto.
Pode-se interpretar que o indivíduo não quer se queixar porque não pode reclamar ou que ele não pode se reclamar pelo fato de que pode sofrer punições.
b) Colocando a palavra "cidadão" no plural, a frase referida ficaria da seguinte forma:
"Mas se você perguntar a quaisquer cidadãos de uma ditadura o que acham de seu país, eles respondem, sem hesitação: Não podemos nos queixar."
O plural é uma flexão da gramática para se referir a mais de uma coisa.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/24786423