Leia o texto. De acordo com o conteúdo do texto, pode-se afirmar que, na Europa, a relação campo-cidade (A) vem sendo modificada pela livre circulação de mercadorias agrícolas dentro da União Europeia, favorecendo os grandes produtores e empobrecendo as áreas agrícolas mais atrasadas, promovendo um novo êxodo rural. (B) encontra-se bastante modificada, pois o campo deixa de ser somente fornecedor de alimentos e matérias-primas, passando a incorporar também as funções de área de conservação do patrimônio natural e cultural. (C) foi substituída pela relação governo-cidadão, devido às condições impostas pela União Europeia, que propõe tratamento igualitário para todos os cidadãos dos paísesmembros, tanto no campo como na cidade. (D) não mais existe, já que o campo europeu não é mais responsável por abastecer as cidades com alimentos e matérias-primas, com exceção das áreas de agricultura mais atrasada, onde ainda existem comunidades rurais. (E) foi substituída pela relação zona rica-zona pobre, já que, devido à grande urbanização, as diferenças entre campo e cidade foram apagadas e substituídas pelas diferenças nas condições de vida dos cidadãos.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
A Europa possui zonas que eles chamam de zonas desfavorecidas, justamente porque elas não possuem grandes vantagens produtivas, em termos de agricultura. Essas áreas são preservadas porque, de certa forma, servem de proteção ao ambiente em que estão associadas.
É correto, diante do que foi afirmado, assinalar a seguinte alternativa:
(B) encontra-se bastante modificada, pois o campo deixa de ser somente fornecedor de alimentos e matérias-primas, passando a incorporar também as funções de área de conservação do patrimônio natural e cultural.
Isso nos mostra que a ideia de proteção ao patrimônio tem recebido tanta atenção quanto a capacidade produtiva, em certos lugares. É um indício de valorização da memória e da história, bem como de busca pela preservação da identidade.