LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO!
A historiografia latino-americana e ibérica emprega os termos “descobrimento” e “descoberta” desde o século XIX para se referir a chegada dos primeiros europeus à América e ao início da colonização desde continente.
O termo, contudo, passou a sofrer críticas no fim do século XX (20) por seu caráter eurocêntrico .Isso porque o sentido etimológico dessas palavras refere-se àquilo que está sendo encontrado pela primeira vez, que ninguém nunca encontrou antes.
Quando a palavra descobrimento é utilizada para contar a História das conquistas empreendidas pelos europeus, dá a entender que esses tinham o direito de estar nesses lugares – a América, a África e a Ásia –, já que teriam sido os primeiros a chegar. Por isso, essa palavra legitimaria culturalmente o domínio e a colonização daqueles continentes pelos Europeus.
Assim, o sentido tradicional de “descobrimento” e “descoberta” desconsidera por completo a existência de povos nativos muito anteriores à chegada de Colombo em todo o território da América. Povos nativos que ocuparam toda a América.
Existem vários estudos arqueológicos indicando que a ocupação de populações paleoíndias (paleo = antigo) se deu há cerca de 12 mil anos. Foram feitas escavações que encontraram material utilizado por populações existentes há milhares de anos, os quais indicavam registros de sociedades complexas, sofisticadas no desenvolvimento tecnológico e na organização social.
Isso prova de maneira clara que os portugueses não chegaram numa terra desabitada ou ocupada por selvagens que foram agraciados pelo conceito europeu de civilização; o que aconteceu aqui foi a invasão de um território, já ocupado há milhares de anos por povos com suas respectivas culturas, saberes e organizações sociais distintas. Em um amplo território continental como o Brasil, é natural que tenham existido e ainda existem diversas culturas e povos diferentes.
Portanto, o Brasil e a América não foram simplesmente “descobertos”, mas foram invadidos e conquistados pelos Europeus que aqui começaram a sua exploração. Disponível em:
1- Segundo o texto, por que o termo descobrimento passou a sofrer críticas no final do século XX (20)? *
2- Por que os Europeus utilizaram a palavra “descobrimento” para contar a história de sua chegada em nosso continente ( América
Soluções para a tarefa
Resposta:
1R: termo, contudo, passou a sofrer críticas no fim do século XX (20) por seu caráter eurocêntrico . Isso porque o sentido etimológico dessas palavras refere-se àquilo que está sendo encontrado pela primeira vez, que ninguém nunca encontrou antes.1R:Quando a palavra descobrimento é utilizada para contar a História das conquistas empreendidas pelos europeus, dá a entender que esses tinham o direito de estar nesses lugares – a América, a África e a Ásia –, já que teriam sido os primeiros a chegar. ... Povos nativos que ocuparam toda a América.
Resposta:
1- Segundo o texto, por que o termo descobrimento passou a sofrer críticas no final do século XX (20)?
por seu caráter eurocêntrico
2- Por que os Europeus utilizaram a palavra “descobrimento” para contar a história de sua chegada em nosso continente ( América
Quando a palavra descobrimento é utilizada para contar a História das conquistas empreendidas pelos europeus, dá a entender que esses tinham o direito de estar nesses lugares – a América, a África e a Ásia –, já que teriam sido os primeiros a chegar.
Explicação: