Pedagogia, perguntado por reinaldo30marques, 10 meses atrás

Leia o texto apresentado a seguir:

Cada momento social e histórico demanda uma concepção de língua, de mundo, de sujeito, demonstrando o caráter dinâmico da linguagem no meio social em que atua. [...] Tais concepções apresentam-se no contexto educacional, voltando-se aos papéis do professor e do aluno em sala de aula.

(FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Linguagem & Ensino, v.14, n.2, p. 479-501. Pelotas, 2011.)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) adotaram a perspectiva teórica enunciativa-discursiva como orientadora para a elaboração dos currículos de Língua Portuguesa. Assim os gêneros textuais ocupam o lugar de unidade de ensino e o texto como objeto de ensino. Neste sentido, comente quais os reflexos e consequências da adoção das propostas de ensino cujos gêneros textuais têm lugar como unidade de ensino e o texto é o próprio objeto de ensino.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
20

Estudar sobre diferentes gêneros textuais permitem que os alunos consigam identificar como usar cada texto em diferentes contextos.

Os gêneros textuais permitem que os alunos consigam ter um interesse pela leitura.

Além disso, a promoção de diferentes gêneros textuais possibilitam que os alunos consigam trabalhar a sua criatividade.

E por fim, a partir dos gêneros textuais os alunos conseguirão trabalhar o pensamento crítico, por meio da interpretação de textos. Não irão somente decodificar e codificar a mensagem, mas interpretá-la.

Bons estudos

Respondido por viniciusrm19
6

Gêneros textuais representam ferramentas fundamentais para o interesse literário dos estudantes, assim como fomentam seu interesse pela leitura, estimulando o senso crítico e a capacidade de formação de próprias opiniões, baseadas em fatos verídicos.

A adoção de ferramentas como gêneros textuais é uma estratégia bastante efetiva, e além disso, o trabalho com diferentes gêneros literários permite a expansão da capacidade cognitiva dos estudantes, fomentando sua utilização conforme o contexto correto, e ainda mais, proporcionando uma melhor visão sobre a literatura.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/20529508

Anexos:
Perguntas interessantes