Pedagogia, perguntado por elianegdamascep5lrqp, 1 ano atrás

Leia o texto:
Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências.
Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho), a explicitação das competências oferece referências para o fortalecimento de ações que assegurem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC. ”.( BRASIl, 2017)

Proposta da Atividade:
Após ler um fragmento da Base Nacional Comum Curricular, citado acima, disserte sobre como podemos avaliar nosso alunado dentro da perspectiva do “saber” e “saber fazer”.

Elabore um texto autoral com cerca de 20 a 30 linhas no máximo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
10

A avaliação é um dos constantes debates das pedagogias de educação. Há varias concepções acerca da avaliação e o professor deve ter sensibilidade para adaptar a melhor e mais coerente de acordo com seu ensino. O “saber” previsto pelo BNCC que envolvem as habilidades e os conhecimentos são as chaves para o professor entender e conduzir o “saber fazer”, que é como o aluno lida com o conhecimento adquirido.

A avaliação da aprendizagem será coerente se o professor entender as capacidades e conhecimentos de seu aluno. A avaliação precisa estar de acordo com tudo que foi explicado ou encaminhado durante as aulas.

A avaliação do aprendizado é bastante subjetiva, já que o aluno entende conforme  suas vivencias. Portanto, o “saber” do aluno pode ser diferenciado, já que atualmente apontamos por dar vasão aos conhecimentos e interpretações o aluno.

Assim, o “saber fazer” pode ser diferente do que o professor entende, por isso, o professor no ato avaliativo tem que compreender as diferentes interpretações de seu aluno.

Desse modo,  o “saber” é dicotômico e baseado nas vivencias do aluno. Isso pode ser influenciado no “saber fazer”, já que, como há varias interpretações, pode haver varias habilidades diferentes, de acordo as necessidades de cada um.

 




Perguntas interessantes