Leia o texto abaixo.
“Viver é mesmo uma ginástica. O coração se contorce para bombear o sangue que, por sua vez, corre o corpo inteiro. A respiração estica e encolhe os pulmões. O aparelho digestivo se dobra e desdobra com o alimento. Tudo na vida animal é movimento - músculos que se contraem, músculos que se estendem. Graças a cerca de 650 músculos o homem pode, além de viver, ficar em pé, andar, dançar, falar, piscar os olhos, cair na gargalhada, prorromper em lágrimas, expressar no rosto suas emoções, escrever e ler este texto. Portanto, o desempenho da musculatura é muito mais forte que mera força bruta.”
Revista Superinteressante, n. 2, 1988.
Nesse texto, os argumentos:
I - Opõem-se entre si e com o tema.
II - Não têm uma relação direta entre si e com o tema.
III - Somam-se entre si e com o tema.
Está correto o que se afirma em:
a.
III, apenas.
b.
II, apenas.
c.
I, apenas.
d.
I e II.
e.
II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
I - Opõem-se entre si e com o tema.
Falso. Todos as argumentos presentes no texto entram em acordo entre si e com o tema abordado, que é o funcionamento do corpo humano.
II - Não têm uma relação direta entre si e com o tema.
Falso. Os argumentos estão relacionados uns aos outros, e todos eles apontam para o funcionamento do corpo humano, tema central do texto.
III - Somam-se entre si e com o tema.
Verdadeiro. Os argumentos são relacionados uns aos outros e se complementam para percorrer todo o tema sobre o funcionamento do corpo humano, desde os órgãos mais vitais como o coração e os pulmões até pequenos movimentos faciais.
Perguntas interessantes