Leia o texto abaixo sobre práticas protecionistas recentes:"(...) Tanto o Brasil quanto os EUA adotaram medidas protecionistas nos últimos cinco anos. As duas principais razões forama crise econômica internacional e a concorrência da China. Do lado americano, o principal instrumento foi a concessão desubsídios. Já o Brasil fez uso de tarifas de importação, defesa comercial e requisitos de conteúdo local."BONOMO, Diego. Protecionismo brasileiro e americano. Folha de S. Paulo, 10 de outubro de 2012, p. 3.Assinale a alternativa correta que identifica as diferenças de contexto histórico e econômico em que a prática doprotecionismo foi adotada no período atual e no período da Idade Moderna europeia (século XV-XVIII).a) No período moderno, o protecionismo era parte integrante do renascimento comercial, caracterizado por intervencionismoestatal, balança comercial favorável e imperialismo; no período atual, o protecionismo é alvo de contestações em nomeda liberdade de mercado, num contexto de capitalismo financeiro neoliberal.b) No período moderno, o protecionismo era parte integrante do iluminismo, caracterizado por políticas fisiocráticas, subsídiosestatais à agricultura e à manufatura, pacto colonial e metalismo; no período atual, o protecionismo é alvo de açõesantidumping por parte de países em desenvolvimento, num contexto de capitalismo financeiro globalizado.c) No período moderno, o protecionismo era parte integrante do mercantilismo, caracterizado por intervencionismo estatal,metalismo, balança comercial favorável e colonialismo; no período atual, o protecionismo é alvo de contestações em nomeda liberdade de mercado, num contexto de capitalismo financeiro globalizado.d) No período moderno, o protecionismo era parte integrante do mercantilismo, caracterizado por imperialismo, padrão-ouroe intervencionismo estatal; no período atual, o protecionismo é alvo de contestações de países desenvolvidos em nomeda liberdade de mercado, num contexto de capitalismo financeiro monopolista.e) No período moderno, o protecionismo era parte integrante do liberalismo, caracterizado por fisiocracia, metalismo,incentivo à maquinofatura e pacto colonial; no período atual, o protecionismo é alvo de ações antitruste em nome daliberdade de mercado, num contexto de capitalismo financeiro globalizado.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
É correta a alternativa C, sendo esta diferença em relação ao valor econômico do protecionismo um reflexo da mudança dos paradigmas econômicos.
Na Idade Moderna o protecionismo era uma forma de proteger os capitais nacionais, permitindo a acumulação que depois tornaria possível a revolução industrial, e estas práticas eram adotadas por praticamente todas as nações ocidentais.
Hoje ele é um obstáculo para a integração econômica global, impedindo (de modo geral) o desenvolvimento global e visto como uma prática que pode revitalizar as hoje pouco influentes ideologias nacionalistas.
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás