História, perguntado por KenedyManoel, 11 meses atrás

Leia o texto abaixo sobre o Iluminismo para fazer atividade proposta.


jikookmarcelly: Cadê o texto e a atividade??

Soluções para a tarefa

Respondido por cristianediasdeolive
1

Resposta:

Iluminismo

Também conhecido como Século das Luzes e Ilustração, o século 18 foi um período de grande desenvolvimento filosófico, científico e intelectual.

O movimento conhecido como Iluminismo (ou Ilustração) foi um influente processo cultural, social, filosófico e político que tem suas origens ainda no século XVII, com a Revolução Científica possibilitada pela pesquisa efetuada por nomes como René Descartes (1596-1650) e Isaac Newton (1643-1727)O Iluminismo, também conhecido como Século das Luzes e Ilustração, foi um movimento intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII, "O Século da Filosofia".

O Iluminismo incluiu uma série de ideias centradas na razão como a principal fonte de autoridade e legitimidade e defendia ideais como liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e separação Igreja-Estado.

Os direitos naturais, o respeito à diversidade de ideias e a justiça deveriam trazer a melhoria da condição humana. Oferecendo essas ideias, o iluminismo motivou as revoluções burguesas que trouxeram o fim do Antigo Regime e a instalação de doutrinas de caráter liberal.

Principais ideais iluministas:

- Os pensadores iluministas eram contrários ao regime absolutista em vigor, na maior parte, das nações europeias no XVIII. Ou seja, combatiam o autoritarismo e a centralização de poder nas mãos dos reis. Nesse sentido, os iluministas eram favoráveis à descentralização política e divisão do poder.

- Defendiam a ciência e a razão (visão do mundo racional) em substituição ao misticismo e as crenças. Inclusive, entraram em conflito com os princípios da Igreja Católica.

- Eram favoráveis ao fim das desigualdades e injustiças sociais, através, principalmente, da adoção de leis justas e equilibradas (igualdade perante a lei).

- Defendiam a liberdade, principalmente a de expressão.

- Contestavam a ideia de "poder divino dos reis", muito utilizada para justificar o poder dos monarcas absolutistas.

- Acreditavam na possibilidade de um mundo melhor, baseado na colaboração entre os indivíduos.

- Eram favoráveis ao processo de independência das colônias, que eram dominadas por nações europeias.

Explicação:

Perguntas interessantes