Filosofia, perguntado por Fabiano12356, 5 meses atrás

Leia o texto abaixo sobre método experimental e Ciências Humanas e produza um mapa conceitual sobre as dificuldades observadas pela Marilena Chauí: Marilena Chauí observa alguns problemas relativos à aplicação do método experimental ao objeto chamado “ser humano”:   - Como realizar experimentos com a consciência individual e a partir dela obter generalização, de um caso particular da psicologia induzir à totalidade dos seres humanos? Ou um experimento em laboratório com uma determinada sociedade? No caso da História, como realizar um experimento com uma época passada? - As ciências da natureza trabalham com fatos regidos por leis universais, determinadas pela necessidade causal, enquanto o ser humano é dotado de razão e vontade livre para escolher entre opções possíveis, portanto como querer resultados que possuam validade universal, necessário, àquilo que é contingente? - Como querer objetividade ou matematizar aquilo que é subjetivo, sensível, valorativo, opinativo? Como tornar objetivo seres que atuam conforme suas convicções, seus desejos, conforme seus gostos e valores particulares? Outra característica das Ciências Humanas é que elas não atendem os requisitos da imparcialidade, neutralidade e autonomia, pois possuem uma racionalidade própria, na qual a análise epistemológica não se isenta de juízos de valor, por estarem envolvidas em questões ideológicas, políticas, e com escolhas metodológicas. Diante dessas dificuldades apresentadas que método então utilizar para alcançar os objetivos estabelecidos? Qual o fundamento epistemológico das ciências humanas? A concepção de que o objeto “ser humano” pode ser reduzido a experimentos e resultados calculáveis logo foi criticada pelos pensadores de tendência humanista, que compreendem que a atividade humana tem uma ligação indissolúvel entre história dos fatos econômicos (de produção da existência) e sociais com a história das ideias. O método das ciências chamadas humanas, portanto, deve levar em consideração o ser humano em sua totalidade, isso significa que não é possível entender sua realidade do comportamento e atitudes humanas sem compreender os pontos de vista que permeiam a vida dos indivíduos nem a maneira como eles se organizam em sociedade para produzir sua existência.​

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Respondido por joalessonvieira00
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Resposta:

hsudidjdbdjod desculpa

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