Leia o texto abaixo, sobre fascismo. "O fascismo é, por isso, oposto a toda a abstração individualista baseada no materialismo do século XVIII, e é oposto às utopias e inovações do Jacobinismo. (...) O fascismo, de um modo geral, não acredita na possibilidade nem na utilidade de uma paz perpétua. Nestas condições, ele rejeita o pacifismo, como manto de covardia, supina renúncia, em contradição com o auto-sacrifício. Somente a guerra desenvolve todas as energias humanas para seu máximo de tensão e marca com selo de nobreza os povos que têm coragem de enfrentá-la... Igualmente estranhos ao espírito fascista, mesmo quando aceitas por serem úteis em certas reuniões políticas, são as superestruturas internacionais ou Ligas que, como prova a história, desmoronam, quando o coração das nações é profundamente comovido por considerações sentimentais, idealistas ou práticas." Benito Mussolini. "A Doutrina Fascista". In: CARVALHO, Delgado de. "História Documental Moderna e Contemporânea". Rio de Janeiro: Record, 1976. p. 316. O texto acima apresenta algumas características centrais do pensamento fascista, de grande importância para a Europa e o mundo, no período entre as duas guerras mundiais do século XX. Segundo Mussolini, a) a Liga das Nações era ineficaz frente aos interesses nacionais da época, cujas contradições acabavam por gerar, quase inevitavelmente, conflitos internacionais. b) o individualismo burguês deveria ser substituído pelo coletivismo marxista, e o pacifismo não passava de manifestação de covardia. c) as práticas fascistas baseavam-se na organização militarizada da sociedade e na ativa solidariedade internacional. d) as ideias fascistas representavam o rompimento com a tradição da Revolução Francesa, levando ao afastamento da Itália em relação à Organização do Tratado do Atlântico Norte. e) o fascismo combatia a existência da Organização das Nações Unidas (ONU) e defendia as guerras como forma de afirmação de um povo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
A alternativa A) é a correta.
Entre as duas guerras mundiais, os conflitos envolvendo o fascismo estavam ocorrendo na Europa e em todo o resto do mundo, porém, a Liga das Nações era ineficaz frente aos interesses nacionais da época, o que gerou conflitos internacionais.
A Liga das Nações foi uma organização que tentou realizar um acordo de paz entre os países envolvidos na primeira guerra mundial, mas falhou, e a partir dessa falha se desenvolveram novos conflitos.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás