Leia o texto abaixo "se os tubarões fossem homens", de Bertold Brecht, e responda as questões que se seguem, fazendo relação com o conteúdo desta unidade.
1) É possível dizer que o texto é fruto do pensamento crítico, porquê?
2) Quem são os peixinhos e os tubarões nessa espécie de alegoria?
3) Para que dispensar cuidados aos peixinhos?
4) Qual a necessidade de promover festas? Dê exemplos de promoção dessa natureza na sociedade em que vivemos e no meio empresarial?
5) Trace um paralelo entre a relação dos peixes e dos homens no mundo do trabalho. Vocês identificam alguma relação entre a "civilização do mar" e a divisão social do trabalho entre os homens?
Soluções para a tarefa
Pensando sobre o texto "Se os tubarões fossem homens", de Bertold Brecht:
1. Sim, é possível dizer que o texto é fruto do pensamento crítico ao fazer uma analogia às formas de dominação.
2. Os peixinhos somos nós, pessoas comuns e os tubarões representam a elite dominante: políticos e empresários.
3. Ora, porque são os peixinhos que mantêm a relação de dominío entre exploradores e explorados. Sem peixinhos não haveria tubarões!
4. As festas representam a antiga prática do "pão e circo" romanos. Reforçam a ilusão de participação e pertencimento cultural, distraindo os "peixinhos". Exemplos hoje são os desfiles de escolas de samba, showmícios, jogos de futebol...
5. Peixes e homens são condicionados a passarem a vida trabalhando, guerreando e mesmo, dedicando sua existência à manutenção da vida gananciosa dos tubarões.
A "civilização do mar" tem óbvia relação com nossa sociedade de consumo, quando então peixes maiores serviriam de pequenos controladores para os tubarões. Clara referência às instituições criadas para manterem os peixinhos sob controle.
"Se os tubarões fossem homens", de Bertold Brecht:
Bertolt Brecht (1898-1956) foi um pensador, dramaturgo, poeta e contista alemão. Sua obras enfocam forte crítica social, sem deixarem de ser atrativas para público de jovens e adultos.
Se os tubarões fossem homens, exacerba a malícia e a ganância do comportamento humano, capaz de atos terríveis e cruéis em relação àqueles que consideram de menor valor.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre Bertold Brecht em: brainly.com.br/tarefa/22677261