Leia o texto abaixo, que faz referência à emancipação do Haiti, no início do século XIX. Os exércitos dos ex-escravos se movimentaram entre apoios à Espanha, Inglaterra e França durante os anos seguintes. Em 1794, a França aboliu a escravidão de todos os seus territórios. Toussaint, lutando pelos franceses, conseguiu expulsar britânicos e espanhóis da colônia. Foi nomeado pela metrópole chefe do exército. Chegava ao auge de seu poder. Quando Napoleão Bonaparte foi eleito primeiro-cônsul, São Domingos proclamou uma Constituição, tornando-se província autônoma. Considerando as informações disponíveis no texto e os seus conhecimentos sobre o assunto, é possível afirmar que: 1-ao ser eleito primeiro-cônsul do Haiti, Napoleão promoveu a libertação dos negros da colônia e deu início ao processo de modernização industrial da ilha. 2-ao abolir a escravidão colonial, Napoleão gerou revolta entre os proprietários de escravos no Haiti, que proclamaram a independência política da colônia francesa. 3-a união da população colonial, homens brancos livres e escravos, juntos, conduziram o Haiti à independência, tornando-se a primeira nação americana a institucionalizar a igualdade racial. 4-a independência do Haiti contou com o apoio militar de Napoleão, interessado em enfraquecer a Grã Bretanha, libertando as colônias inglesas na América. 5-a independência do Haiti destacou-se no cenário das emancipações latino-americanas, pois foram os ex-escravos negros que romperam com a metrópole europeia, dando início a uma onda de violência contra os antigos proprietários de escravos na ilha.
Soluções para a tarefa
Resposta: Em meio às conturbações que movimentavam a Revolução Francesa na Europa, uma pequena ilha-centro americana era responsável por um dos mais singulares processos de independência daquele continente. Sendo uma das mais ricas colônias da França na região, o Haiti era um grande exportador de açúcar, controlado por uma pequena elite de brancos proprietários de terra, responsáveis pela exploração da predominante mão-de-obra escrava do local.
Com o advento da revolução, membros da elite e escravos vislumbram a oportunidade de dar fim às exigências impostas pelo pacto colonial francês. Contudo, enquanto a elite buscava maior autonomia política para a expansão de seus interesses, os escravos de origem africana queriam uma grande execução dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade provenientes da França revolucionária. Em meio a tais contradições, o Haiti se preparava para o seu processo de independência.
Em 1791, uma mobilização composta por escravos, mulatos e ex-escravos se uniu com o objetivo de dar fim ao domínio exercido pela ínfima elite branca que controlava os poderes e instituições políticas do local. Sob a atuação do líder negro Toussaint Louverture, os escravos conseguiram tomar a colônia e extinguir a ordem vigente. Três anos mais tarde, quando a França esteve dominada pelas classes populares, o governo metropolitano decidiu acabar com a escravidão em todas as suas colônias.
A essa altura, a população de escravos haitiana já havia lavrado a sua liberdade. Contudo, as lutas responsáveis pela consolidação dessa nova realidade estariam longe de chegar ao seu fim. No ano de 1801, Louverture empreendeu uma nova mobilização que estendeu a liberdade para os escravos da região da ilha colonizada pelos espanhóis, que hoje corresponde à República Dominicana. Nesse período, Napoleão Bonaparte assumia a França e se mostrou contrário a perda desse importante domínio colonial.
Explicação: Olha eu demorei para escrever ent por favor marca melhor resposta e se inscreve no meu canal