Leia o texto abaixo.
Por que a tensão da rede elétrica varia de uma cidade para outra?
Essa variação é uma herança das empresas estrangeiras que instalaram as redes elétricas no país, no final do século 19 e início do 20. As americanas costumavam utilizar a tensão de 110 V, enquanto as europeias optavam por 220 V. A partir de 1986 as concessionárias passaram a trocar a de 110 V para a de 127 V, considerada mais eficiente.
Há outras tensões também, como 380 V, 230 V, 254 V e 115 V espalhadas pelo país. Segundo Cyro Boccuzzi, membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, a tendência é que o país comece adotar uma tensão padronizada de 220 V e 127 V.
Isso já quase foi feito. [...] No entanto, a mudança não seria viável em curto prazo, devido ao tamanho do país [...]. Segundo uma pesquisa feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2011, a padronização imediata traria um grande aumento na tarifa [...].
Só que essa mudança já está acontecendo aos poucos. À medida que os transformadores antigos são substituídos, eles passam a adotar a tensão padrão, de 220 V e 127 V.
Hoje, a maioria dos equipamentos elétricos são bivolts – ou seja, funcionam nessas duas tensões. Mesmo assim, sempre é bom dar uma olhada na tensão especificada pelo fabricante do equipamento, principalmente se ele for mais antigo. Caso contrário, o aparelho pode queimar ou operar com menor potência.
ROSSINI, Maria Clara. Por que a tensão da rede elétrica varia de uma cidade para outra? In: Superinteressante. 2022. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2022. Fragmento.
Nesse texto, há uma opinião no trecho:
“Essa variação é uma herança das empresas estrangeiras...”. (1º parágrafo)
“As americanas costumavam utilizar a tensão de 110 V,...”. (1º parágrafo)
“Há outras tensões também, como 380 V,...”. (2º parágrafo)
“Só que essa mudança já está acontecendo aos poucos.”. (4º parágrafo)
“Mesmo assim, sempre é bom dar uma olhada na tensão especificada...”. (5º parágrafo)
Soluções para a tarefa
O trecho em que há uma opinião é "Mesmo assim, sempre é bom dar uma olhada na tensão especificada...". Logo, a última alternativa é a correta.
A diferença entre opiniões e fatos em um texto
Em um texto informativo como o apresentado na questão, podemos identificar, majoritariamente, fatos. Os fatos são as informações objetivas que são apresentadas e independem da posição do autor sobre determinado assunto.
Entre as alternativas apresentadas, apontamos como fato todas as informações objetivas e comprovadas, invariáveis, acerca das tensões elétricas, que não mudam de acordo com a opinião do autor: como a variação é uma herança de empresas estrangeiras, como os americanos utilizavam 110V, como a mudança está ocorrendo aos poucos.
Em contrapartida, a opinião é justamente a inserção de alguma consideração do autor que não é um fato comprovado. No trecho "Mesmo assim, sempre é bom dar uma olhada na tensão especificada...”, o autor está expressando o que ele acha que é bom, está recomendando algo ao leitor a partir de sua posição.
Aprenda mais sobre fatos e opiniões em: https://brainly.com.br/tarefa/47185820
#SPJ9