Leia o texto abaixo para solucionar a próxima questão:
“Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas coisas me levaram a adotar diferente método; a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço, a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: a diferença radical entre este livro e o Pentateuco.” (Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas)
Segundo Brás Cubas, “a diferença radical” entre o Pentateuco e Memórias póstumas de Brás Cubas está neste fato:
a) Moisés contou sua morte na narrativa bíblica, mas Cubas não o fez no seu livro de memórias.
b) a morte do patriarca de Israel está no final do Pentateuco, ao passe que a de Brás Cubas consta no início das Memórias póstumas.
c) o amante de Virgília pôs sua morte no epílogo das Memórias, enquanto o condutor do povo judeu a omite na Sagrada Escritura.
d) Moisés relatou sua morte no final da Bíblia, contrariamente ao criador do famoso emplastro, que o fez no intróito da sua narrativa.
e) Brás Cubas, assim como Moisés, pôs no intróito a narrativa de sua morte.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta certa: alternativa B: a morte do patriarca de Israel está no final do Pentateuco, ao passo que a de Brás Cubas consta no início das Memórias póstumas.
Perguntas interessantes