. Leia o texto abaixo para responder o que se pede:
Belo Horizonte, 23 de agosto de 2015.
Carta Aberta à População de Belo Horizonte – MG
Nós, agentes comunitários de saúde do município, viemos por meio desta carta, conscientizar que, diante da alarmante epidemia de dengue em Belo Horizonte, que já registra 3 mortes e mais de 10 mil casos confirmados, a prefeitura quer tirar o corpo fora e culpar a população. Mas a verdade é que a prefeitura já sabia desde o ano passado da existência de um novo vírus e da ameaça de uma epidemia, porém não colocou em prática ações de prevenção e de combate ao mosquito da dengue e, naturalmente, acabou perdendo o controle da situação.
Além disso, a epidemia de dengue não só piora como expõe a calamitosa situação da saúde pública de Belo Horizonte: faltam muitos profissionais, leitos, unidades de saúde, equipamentos, políticas públicas etc. Os trabalhadores já não estão aguentando mais tanta superlotação e tantos problemas nas UPAs, nos centros de saúde e nos hospitais. A prefeitura coloca a culpa na população e no novo tipo de vírus, mas a verdade que a própria PBH é uma das principais culpadas, por ter sido omissa e negligente e por não investir na saúde pública e nas campanhas de prevenção da dengue.
Muita gente questiona: Será que não foi de certo modo proposital o fato de a prefeitura deixar a dengue se alastrar para, com isso, beneficiar os hospitais privados e receber muitos recursos dos governos federal e estadual? A mesma omissão e a incapacidade da prefeitura em cuidar de modo eficaz da saúde da população é repetida no trato com os servidores que ficam sem reajustes e sem condições adequadas de trabalho.
Esses são motivos que fazem com que os servidores públicos municipais estejam nas ruas em campanha salarial e pela qualidade dos serviços. No dia 18 de abril, quinta, às 14 horas, uma nova assembleia será realizada na Praça Estação para denunciar essa situação e exigir que a prefeitura abra as negociações com os trabalhadores.
Atenciosamente,
Agentes Comunitários de Saúde de Belo Horizonte-MG.
a- Com base no objetivo e na estrutura, que gênero textual é esse que acabamos de ler ?
b) Por que o autor do texto refere-se a si próprio na 1ª pessoa do plural (nós), ou seja, qual a sua intenção em fazer isso?
c) Qual o problema social tratado nesse texto?
d) Que argumento principal o autor utiliza para convencer o leitor acerca do que é defendido no texto?
e) Segundo o texto, por que a prefeitura é a maior culpada pela epidemia de dengue em BH?
f) Marque um (X) na única expressão de despedida que NÃO serviria para esta carta aberta acima:
1) Agradecemos a sua atenção
2) Sem mais para o momento
3) Valeu por sua atenção
4) Obrigado pela atenção
5) Desde já agradecemos a sua atenção
joao10124008:
xuxuxuuxuxuxuxuxu
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A)É uma carta aberta
B)Esse se coloca na posição de coletividade, porque um grupo de pessoas tem mais “voz” do que um único sujeito.
C)Trata sobre uma epidemia de dengue em sua região.
D)Ele cita o número de mortes e o número de casos para alertar à população.
E) É a maior culpada porque não colocou em prática ações de prevenção e de combate ao mosquito da dengue e, naturalmente, acabou perdendo o controle da situação.
F) 3 ``valeu por sua atenção´´
Espero ter ajudado :)
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Biologia,
4 meses atrás
Biologia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Direito,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás