Leia o texto abaixo para responder às questões propostas:
OS DIREITOS GARANTIDOS DO TRABALHADOR HOME OFFICE
O home office é uma expressão que significa "escritório em casa".
Este modelo de trabalho remoto é adotado por 68% das 325 empresas que participaram da pesquisa Home Office Brasil edição 2016 da SAP Consultoria RH. Todavia, funcionários que optam pela modalidade têm tido dúvidas sobre os seus direitos trabalhistas.
Em 2011, a Lei 12.551 atualizou o artigo 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para manter os direitos a estas pessoas físicas. Portanto, as garantias que o funcionário tem ao exercer seu ofício na empresa são as mesmas, caso ele seja destacado para desempenhar sua função à distância, em seu domicílio, desde que fique caracterizada a relação de emprego.
Na Carteira de Trabalho deste colaborador deve constar a data da admissão, a natureza
Do trabalho, o salário e a forma de pagamento. A empresa também é responsável por garantir férias, 13º salário, recolher o FGTS, fornecer vale-transporte proporcional aos dias que o funcionário precisa se locomover, entre outros benefícios reconhecidos em convenção coletiva.
O funcionário home office tem ainda direito a solicitar a implantação de mobília adaptada às regras de saúde e segurança do trabalho, bem como computador, impressora, material de escritório, telefone, entre outros artigos que façam parte do seu cotidiano laboral.
Estas ferramentas são de responsabilidade do empregador, pois ele está assumindo os riscos da atividade econômica, conforme artigo 2 da CLT. Contudo, gastos com luz e internet só serão ressarcidos, de acordo com a jurisprudência, se o empregado provar que são exclusivamente resultantes do serviço.
Cabe aqui também mostrar algumas diferenças entre profissionais home office. O free lancer, por exemplo, é autônomo e pode atuar em diversas empresas de maneira independente. Ele não tem carteira assinada, mas um contrato de prestação de serviço. Trabalha quando, onde e como quiser.
No entanto, a partir do momento que passa a prestar serviço não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário, ele desenvolve vínculo empregatício e pode requerer os mesmos direitos dos celetistas.
Quanto à coesão do texto, assinale o item INCORRETO:
Este e deste, no primeiro e terceiro parágrafos, referem-se ao modelo de trabalho home-office.
A coesão por referência aparece quando se usa trabalho remoto, home-office, modalidade de trabalho.
A coesão por pronomes demonstrativos é exemplificada com o uso de Este, deste, Estas, respectivamente no 1º, 3º e 5º parágrafos do texto.
Estas, no quinto parágrafo, refere-se às ferramentas com as quais as empresas têm obrigações legais.
A coesão por operadores argumentativos pode ser exemplificada por Todavia e Portanto no primeiro e segundo parágrafos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Este e deste, no primeiro e terceiro parágrafos, referem-se ao modelo de trabalho home-office.
Explicação:
deste refere-se ao colaborador
Perguntas interessantes