História, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

Leia o texto abaixo para responder a questão abaixo:

“Os índios são obrigados a cuspir cada vez que falam em qualquer um de seus deuses. São obrigados a dançar danças novas, o “Baile da Conquista” e o “Baile dos Mouros Cristãos”,que celebram a invasão da América e a humilhação dos infiéis. (...) Os índios fazem a Virgem desfilar em andores de plumas, e chamando-a de Avó da Luz e pedem todas as noites que ela traga o sol na manhã seguinte; mas com maior devoção veneram a serpente que ela esmaga com o pé. (os astecas veneravam o deus-serpente Quetzalcoaltl). Identificam se com Jesus, que foi condenado sem provas, como eles; mas não adoram a cruz por ser símbolo de sua imolação, e sim porque a cruz tem a forma do fecundo encontro da chuva com a terra.”
(GALEANO, Eduardo. As Caras e as Máscaras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 75.)

Da leitura do texto, podemos concluir que:

I – Os indígenas americanos foram obrigados pelos espanhóis, na América Hispânica, a professar o cristianismo em detrimento de suas religiões nativas.

II – Os indígenas americanos, na América Hispânica, abandonaram completamente suas crenças nativas e adotaram as crenças cristãs.

III – Não havia punição aos nativos americanos, nas colônias hispânicas da América, se continuassem a professar suas crenças tradicionais nativas.

IV – Os indígenas americanos, ao serem obrigados a professarem o cristianismo pelos espanhóis, procuraram associar suas crenças nativas aos símbolos e personagens da fé judaico-cristã.

Somente estão corretas as afirmações:


a.
I, II e IV.


b.
I, II e III.


c.
II e III.


d.
II, III e IV.


e.
I e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

A resposta correta é a letra e) I e IV.

II - falsa, pois nem todos abandonaram suas crenças;

III - falsa; havia punição, tanto é que o fragmento inicia afirmando que os nativos eram obrigados a "cuspir cada vez que falam em qualquer um de seus deuses".


Usuário anônimo: obg
Perguntas interessantes