Leia o texto abaixo para poder responder à questão seguinte:
“[...] Aquilo que se tornou conhecido por Império Bizantino era na origem o Império Romano do Oriente (Grécia, Egito, Síria-Palestina, Mesopotâmia, Ásia Menor). E realmente, como Roma, Bizâncio uniu, através de uma língua e uma determinada maneira de sentir e de pensar, povos que nada tinham em comum entre si. Como os antigos gregos e romanos, os bizantinos consideravam-se os únicos habitantes do mundo civilizado, rotulando de bárbaros todos os que não partilhavam de sua cultura. […] Por isso mesmo suas relações com o Ocidente medieval sempre foram difíceis [...]”
1. Essa diferença com o Ocidente manifestou-se também no plano religioso e político, tendo como um de seus resultados: *
1 ponto
a) o fechamento do mar Mediterrâneo aos europeus por parte dos Bizantinos, impedindo o fluxo de mercadorias entre Oriente e Ocidente, gerando assim, o declínio do Império Romano.
b) o início das Cruzadas pelos cristãos ocidentais, que pretendiam retomar partes do Império Bizantino localizadas na Terra Santa, e cristianizá-los novamente na verdadeira fé, a Igreja Católica Apostólica Romana.
c) o Grande Cisma do Oriente, que ocorreu em 1054, e separou de uma vez a Igreja Ocidental da Oriental. No Ocidente, temos a Igreja Católica Apostólica Romana, e no Oriente, a Igreja Cristã Ortodoxa Grega.
d) A reunificação do Império do Oriente, com os povos ocidentais, nascendo assim o Império Carolíngio, que dominou toda a Europa nesse período.
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Pensa-se que terá sido em meados do século VII a.C. que um grupo de famílias gregas originário de Mégara (uma cidade situada na parte norte do istmo de Corinto, a pouco mais de 40 km a oeste de Atenas), chef ado por um líder chamado Bizas ou Bizante, se estabeleceu na margem poente do estreito do Bósforo, dando origem a uma nova cidade, que em memória do seu chefe adotou o nome de Bizâncio. Quase mil anos depois (em 330 d.C.), o imperador Constantino I estabeleceria ali uma nova centralidade para o espaço político romano, inaugurando com pompa e circunstância a cidade de Constantinopla, que hoje todos conhecemos pelo nome de Istambul [...]”
MONTEIRO, João Gouveia. História concisa do Império Bizantino: das origens à queda de Constantinopla. Universidade de Coimbra, 2016. p. 17-18.
2. Sobre a cidade de Constantinopla é correto afirmar: *
1 ponto
a) Foi a capital do Império Romano do Oriente somente durante o reinado de Justiniano. Com sua morte, a capital do Império retorna para Roma.
b) Sua importância durante a existência do Império Bizantino se deve a eficiente política administrativa efetuada pelos turcos otomanos que repeliram os constantes ataques à cidade.
c) Apesar de ser uma cidade muito grande e populosa era sujeita a muitos ataques por conta de sua posição geográfica favorável a invasões.
d) A fama de Constantinopla devia-se principalmente ao seu intenso comércio. Conhecida como “Porta do Oriente”, a cidade era o ponto de encontro de pessoas e mercadorias de várias partes do mundo.
Soluções para a tarefa
Resposta: 1C 2D
Explicação:confia
1) A diferença com o Ocidente no plano religioso e político teve como resultado o Cisma do Oriente (alternativa c).
O Cisma do Oriente foi a primeira divisão da Igreja Católica. Embora a divisão entre tenha ocorrido no ano de 1054, já estavam acontecendo há muito tempo divergências por razões dogmáticas e políticas.
Ambos os lados não chegavam a um acordo quanto à prática de dogmas e à questão iconoclasta (quebra de imagens). Quanto aos aspectos políticos, nenhum dos dois lados aceitava se submeter ao poder do outro.
Em Constantinopla o poder do líder religioso estava submetido ao poder do líder político, enquanto no Ocidente, a Igreja interferia no Estado. Diante destas divergências, houve a divisão da Igreja em duas.
2) A cidade de Constantinopla era conhecida por ser um local que era ponto de encontro de pessoas e mercadorias de todo o mundo (alternativa d).
Sua localização no Estreito de Bósforo, no mar Negro, possibilitava o controle das rotas comerciais entre a Europa e a Ásia. Produtos de grande valor comercial circulavam pela cidade, por ser uma importante rota comercial e já foi considerada a cidade mais rica e populosa da Europa.
No ano de 1453 a cidade foi invadida pelos turcos, sendo considerado o marco do fim da Idade Média. Atualmente a região recebe o nome de Istambul e é uma grande e importante cidade turística.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/43547216