Leia o texto abaixo.
[...] Os escravos eram obtidos nas guerras e enviados para as grandes propriedades, onde se produziam os alimentos que abasteciam o império.
A partir do século III o sistema mostra seus primeiros sinais de colapso [...]. Tentando reverter a situação, muitos proprietários de terra decidiram implementar o sistema de colonato, onde grandes proprietários cediam parte de suas terras para pessoas pobres dos campos e das cidades. Em alguns casos, escravos eram convertidos à condição de colonos, pois seus donos não tinham condições de sustentá-los. Em troca do lote de terras, os colonos deveriam ceder parte de sua produção agrícola. [...]
SANTIAGO, Emerson. Colonato. In: InfoEscola. Disponível em: . Acesso em: 31 jan. 2018. Fragmento.
Esse texto mostra que os escravos na Roma Antiga passaram por um processo de
conflito territorial.
fortalecimento político.
produção artística.
transformação social.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Os escravos na Roma Antiga passaram por um processo de transformação social. Alternativa D.
Explicação:
O texto mostra que essa transformação no status social dos escravos na Roma Antiga começa a acontecer no século III, devido às intensas invasões bárbaras que culminam com a posterior queda do grande império.
Desse modo, a crise obrigava a solidariedade entre os habitantes, visto que todos necessitavam comer, e para comer precisava-se produzir, portanto, ceder terras para os desafortunados era uma boa ideia e alimentava a todos.
Os escravos, portanto ascendem sua posição na sociedade, passando ao título de colonatos, pois agora trabalhavam em terras emprestadas e dividiam os lucros com os donos.
Perguntas interessantes