Leia o texto abaixo. [. ] O termo "Imperialismo" sugere, obviamente, uma "Era de Impérios"; em grande parte, trata-se disso mesmo. Mas, conceitualmente falando, o Imperialismo do século XIX consistiu num tipo de política expansionista das principais nações europeias, que tinha por objetivo a busca de mercado consumidor, de mão de obra barata e de matérias-primas para o desenvolvimento das indústrias. Esse fenômeno de expansão dos países europeus teve início a partir do momento em que, após as Revoluções Burguesas dos séculos XVII e XVIII e da formação das nações modernas na Europa (como Alemanha, Itália e França), houve um intenso processo de industrialização desses países. A industrialização gerou, por conseguinte, uma forte concorrência entre as nações, que passaram a disputar territórios e estabelecer as suas fronteiras com exércitos modernizados e uma sofisticada diplomacia. Esse processo acentuou gradualmente o caráter nacionalista dos países europeus. [. ] Esse texto marca a relação entre capitalistas e socialistas. Colonizadores e colonizados. Comunismo e nazismo. Democráticos e teocráticos. Feudalismo e mercantilismo
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa correta: B) colonizadores e colonizados.
Em séculos anteriores, mais precisamente entre os séculos XV e XVII, as potências marítimas europeias da época, Portugal e Espanha, usufruíram do continente americano colonizando e extraindo matérias-primas para beneficiarem suas nações colonizadoras.
Assim fizeram também as nações modernas e industrializadas da Europa: Inglaterra, Alemanha, Itália e França no século XIX com o imperialismo, mas desta vez direcionadas a África, Ásia e Oceania dando origem ao neocolonialismo.
Sendo assim, certamente, temos na questão uma relação entre colonizadores e colonizados.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás