Leia o texto abaixo.
O taxista de cabelo branco
Dos taxistas aqui da esquina, só sei o nome do Adão. Na primeira vez que peguei seu táxi, ele apontou para fora da janela, disse “olha só, as goiabeiras da Henrique Schumann tão carregadas” e, quando reparei nas goiabas que brotavam no canteiro central da avenida, já éramos amigos de infância. [...].
Muito diferente do Adão é o taxista de cabelo branco. Seu nome não sei e admito que, até a última quinta, não estava interessado em saber. Havia, entre mim e o taxista de cabelo branco, um certo desconforto. Veja, não sou homem de alimentar inimizades e costumo preferir o acordo ao conflito, mas em algumas ocasiões não há consenso possível: antes da última Copa do Mundo eu reclamei do Dunga, o sujeito resolveu apoiar o obtuso treinador [...].
Na última quinta, eu e o taxista de cabelo branco estávamos na Vinte e Três de Maio, a caminho de Congonhas, imersos em nossa silenciosa discórdia, quando tocou meu celular. Durante os últimos meses, eu e minha mulher vínhamos procurando um lugar para morar. [...] Fizemos uma proposta um pouco abaixo do que o proprietário estava pedindo, ele ficou de pensar, sumiu e, quando já estávamos quase desistindo de receber uma resposta, eis que meu celular começa a tremer e gritar [...]. Atendi, nervoso. Ele disse que topava, fechamos negócio.
Quando desliguei, já estávamos no aeroporto, o carro encostando no meio-fio, com o pisca-alerta ligado. “Comprei uma casa! ”, eu disse, exultante, ao motorista. [...] O taxista de cabelo branco me sorriu, genuinamente feliz. “[...] É um grande passo na vida.”.
Sorri de volta, entendendo e compartilhando a alegria de meu ex-antípoda1 [...]. Apertamos as mãos e fui para o Rio de Janeiro, contente com meu futuro e acreditando na concórdia universal.
*Vocabulário:
1antípoda: contrário, oposto.
Esse texto é
a)um artigo de opinião.
b)um relato de viagem.
c)uma crônica.
d)uma entrevista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) uma cronica
Explicação:
Crônica é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia em uma narração curta e situa-se entre o jornalismo e a literatura.
compilação de fatos históricos apresentados segundo a ordem de sucessão no tempo [Originalmente a crônica limitava-se a relatos verídicos e nobres; a partir do sXIX passou a refletir tb. a vida social, a política, os costumes, o cotidiano etc.]
c)uma crônica.
A crônica é um tipo de gênero textual na qual são abordados acontecimentos do cotidiano.
O estilo de narrativa apresentado em uma crônica pode ser tanto na terceira pessoa quanto em primeira pessoa do singular. O texto de uma crônica geralmente é curto e escrito em prosa.
A crônica é um meio de comunicação bastante utilizado em revistas e jornais. O uso da linguagem dentro de uma crônica é simples e coloquial (utilizado no dia a dia).
A metonímia é uma figura de linguagem presente nas crônicas e sua característica é a substituição de um termo por outro, de modo que entres eles haja alguma relação.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/29592032