Leia o texto abaixo. [...] O regime de trabalho nos canaviais era árduo. Os jesuítas pressionaram a Coroa e conseguiram que os senhores dessem folga aos indios aos domingos, com o objetivo de que assistissem à missa. Mas, esgotados pelo ritmo de trabalho, eles preferiam descansar ou ir caçar e pescar, como forma de suplementar sua alimentação. Muitos senhores não atenderam a essa determinação régia e os indios continuaram trabalhando aos domingos e dias santos. Esse texto destaca que os povos indígenas, no Brasil Colonial, também foram utilizados para A) a administração municipal. B) a diplomacia com a monarquia. C) a proteção ao clero D) o comércio internacional. E) o trabalho escravo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D) ao conseito de arte .
Explicação:
Os povos indígenas, no Brasil Colonial, também foram utilizados para o trabalho escravo. Alternativa E.
O texto expõe a relação entre jesuítas e indígenas, que em alguns momentos foi boa, visto que os religiosos muitas vezes intercediam por eles em questões de trabalhos e folgas.
Vemos que nesse caso havia uma preocupação quanto a sua exaustão no trabalho dos canaviais, e que uma possível folga aos domingos seria comoda inclusive por questões religiosas.
Os indígenas em sua maioria não aceitavam o trabalho forçado porque ia contra sua cultura de viver em harmonia com a natureza e retirar dela somente o necessário, por isso, empreendiam muitas fugas e se rebelavam contra a opressão.
Aprenda mais:
https://brainly.com.br/tarefa/47010574
Bons estudos!