Leia o texto abaixo.
O passado é importante, mas ele não prevê o futuro
Todo mundo adora relembrar o passado. Seja por memórias divertidas, por nostalgia ou por saudades. A História é, por sinal, uma ciência humana que existe justamente para que relembremos o passado de maneira mais estruturada. Serve para que nós estudemos o passado e assim não cometamos os mesmos erros, assim como identifiquemos os acertos para quem sabe replicá-los no presente. Só que as vezes costumamos valorizar demais as experiências passadas [...].
Estudar o passado é importante para nos mostrar como algo ocorreu, porque ocorreu e como ocorreu. Mas ele dificilmente conseguirá indicar como o futuro será. O mundo, infelizmente ou felizmente, não é tão simples assim como achamos. Se ele fosse tão fácil, muito provavelmente já teríamos descoberto o modelo matemático que torna o passado um previsor fiel de como o futuro se desenrolará.
Reitero aqui que precisamos sim saber como tudo funcionava, ou não, no nosso passado. É a partir dele que conseguiremos tirar lições relevantes para nós no tempo presente [...]. Só que não é por isso que devemos ignorar o nosso presente. É dele que o futuro partirá e a partir dele que temos que realmente analisar o que poderá acontecer.
Com toda a certeza do mundo estaremos ignorando variáveis importantes ao utilizar somente o pretérito como possível previsor sobre o que pode ou não acontecer. O mundo muda conforme o tempo passa e todas as suas causas e consequências continuam mudando também. [...]
O passado é importante. Mas não vai prever o futuro. Não sozinho. Talvez em conjunto com outras mil análises. Ou talvez nunca conseguiremos realmente prever o que acontecerá. Nos resta utilizar dessa sabedoria para não cometer os mesmos erros, e principalmente para aprender o máximo com tudo que esse passado pode nos ensinar.
A tese desse texto está no trecho:
“Todo mundo adora relembrar o passado. Seja por memórias divertidas, por nostalgia ou por saudades.”. (1º parágrafo)
“A História é, por sinal, uma ciência humana que existe justamente para que relembremos o passado de maneira mais estruturada.”. (1º parágrafo)
“Estudar o passado é importante para nos mostrar como algo ocorreu, porque ocorreu e como ocorreu. Mas ele dificilmente conseguirá indicar como o futuro será.”. (2º parágrafo)
“O mundo muda conforme o tempo passa e todas as suas causas e consequências continuam mudando também.”. (4º parágrafo)
“Nos resta utilizar dessa sabedoria para não cometer os mesmos erros, e principalmente para aprender o máximo...”. (5º parágrafo)
Soluções para a tarefa
Resposta:Letra C
Explicação: Deixa claro exatamente a ideia que se propõe no título do texto.
A tese do texto está presente no segundo parágrafo, através do trecho: “Estudar o passado é importante para nos mostrar como algo ocorreu, porque ocorreu e como ocorreu. Mas ele dificilmente conseguirá indicar como o futuro será.”, uma vez que apresenta o posicionamento do autor acerca do estudo sobre o passado, um ponto debatido no texto.
A tese de um texto corresponde ao posicionamento crítico do autor através da apresentação do tema e da opinião dele sobre isso. Ela é considerada como a parte mais importante em um texto argumentativo por ser a base do mesmo. Além disso, a tese é o ponto de vista que irá ser defendido em todo o decorrer do texto devido a isso é necessário que seja bem fundamentada.
Espero ter ajudado !
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/17781896
Seria então C - “Estudar o passado é importante para nos mostrar como algo ocorreu, porque ocorreu e como ocorreu. Mas ele dificilmente conseguirá indicar como o futuro será.”. (2º parágrafo)