Leia o texto abaixo:
O corpo é uma síntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, através do seu corpo, vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais, num processo de inCORPOração (a palavra é significativa). Mais do que um aprendizado intelectual, o indivíduo adquire um conteúdo cultural, que se instala no seu corpo, no conjunto de suas expressões [...]. Ao se pensar o corpo, pode-se incorrer no erro de encará-lo como puramente biológico. Entretanto, existe um conjunto de significados que cada sociedade escreve nos corpos dos seus membros ao longo do tempo, significados estes que definem o que é corpo de maneiras variadas.
Fonte: DAOLIO, J. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física. Movimento, ano 2, n. 2, junho, 1995. (Adaptado). Acessado em: 20 mai. 2019.
Mediante o que foi apresentado no texto, analise as afirmações a seguir:
I. Deve-se trabalhar o corpo, na escola, em seu aspecto puramente individual, considerando a importância do desenvolvimento da aptidão física de cada estudante.
II. As atividades corporais devem ser desenvolvidas, na escola, no intuito de fazer o estudante se apropriar das diversas culturas que compõe a sociedade.
III. O trabalho com o corpo deve considerar a articulação entre corpo-mente e sujeito-sociedade.
É correto o que se afirma em
II e III, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
II e III, apenas.
O trabalho com o corpo dentro do contexto educacional é essencial, no sentido de conscientizar o aluno em se tratando da articulação entre corpo-mente e sujeito-sociedade.
Dessa forma, o aluno não somente compreeende a importância de um estilo de vida saudável, mas também vê o corpo como um objeto de representatividade cultural, formador do patrimônio cultural de cada povo, de uma forma geral.
Perguntas interessantes