Leia o texto abaixo:
Nas tribos nômades, ou que já se sedentarizaram, ocupando-se também com a caça, a pesca, o pastoreio, ou a agricultura, as crianças aprendem ‘para a vida e por meio da vida’, sem que alguém esteja especialmente destinado para a tarefa de ensinar.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I- Os povos nômades, caçadores e coletores, desde o período paleolítico, constroem instituições voltadas para a educação, o maior exemplo é a chamada “escola tribal”.
II- Em sociedades tribais, a educação ocorre sem a existência de instituições voltadas especificamente para esse fim. Nessas sociedades, as formas de conhecimento são transmitidas entre gerações, de forma que o ensino está relacionado à própria sobrevivência das pessoas.
III- Os membros das sociedades tribais não se apropriam de conhecimentos e técnicas para explorar seus semelhantes, de forma que todos tem acesso aos saberes desenvolvidos pelo povo.
IV- Durante o período paleolítico, devido à rígida divisão social existente entre os povos nômades, muitas pessoas não tinham acesso ao ensino e não aprendiam os saberes básicos para a sobrevivência.
É correto apenas o que se afirma em
a) III e IV apenas.
b) I e II, apenas.
c) IV apenas.
d) I apenas.
e) II e III.
Soluções para a tarefa
Alternativa E.
II e III
Explicação:
I. Falso - Como o próprio texto indica, as crianças aprendem ‘para a vida e por meio da vida', ou seja, sem uma instituição de ensino formal. Elas aprendem praticando no dia a dia.
II. Verdadeiro - As crianças aprendiam 'para a vida e por meio da vida', ou seja, aprendiam as coisas que necessitavam para sobreviver. Além disso, como não havia escrita, o conhecimento era transmitido de geração a geração por meio da oralidade.
III. Verdadeiro - O acesso aos conhecimento e às técnicas era dado a todos, assim, todos os membros da tribo viviam de modo igual.
IV. Falso - No paleolítico, não havia uma rígida divisão social. Na verdade, era uma sociedade bem igualitária, em que todos tinham acesso ao ensino e aprendiam os saberes básicos para a sobrevivência.