História, perguntado por GabrielliGaspar3021, 4 meses atrás

Leia o texto abaixo.



Muito além do atraso: as rotas comerciais da Idade Média



[...] Não se limitando à prisão à terra e à economia de subsistência, o mundo medieval europeu é um momento de reais expansões comerciais e contato entre culturas do mundo europeu, asiático e norte-africano, sendo o fluxo de rotas nesse período um dos mais importantes desde a queda do Império Romano.



Entender esse desenvolvimento comercial passa por perceber que, por mais que a Europa tenha passado por momentos de crise e recessão no século V, a partir de então, o desenvolvimento econômico do continente volta a crescer e acompanhar o comércio com os impérios em ascensão nos arredores da Europa, como foram o Turco-Otomano, o Muçulmano, a Índia [...].



[...] A orla do Mediterrâneo e o contato direto com rotas no norte da África faziam parte da principal região de dinamismo econômico entre os europeus, principalmente, pois as rotas mais distantes levavam muito tempo para serem atravessadas. [...]



NOGUEIRA, André. Muito além do atraso: as rotas comerciais da Idade Média. Aventuras na História, 2019. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2021. Fragmento.



Com base nesse texto, com a passagem do mundo Antigo para a Idade Média, as rotas comerciais foram expandidas para
A) áreas que permitissem o fluxo dos produtos entre continentes.
B) locais em que a cultura dos povos católicos predominasse.
C) regiões em que os povos preservassem sua integridade cultural.
D) territórios em que produtos de povos bárbaros fossem proibidos.

Soluções para a tarefa

Respondido por pires2138
0

Explicação:

As rotas comerciais foram expandidas na Idade Média para áreas que permitissem o fluxo dos produtos entre continentes. Alternativa A.

As rotas comerciais medievais foram possibilitadas graças aos excedentes agrícolas, que a fim de não serem perdidos, começam a ser comercializados.

Desse modo, era comum o tráfego marítimo de produtos entre a atual Itália e os atuais países nórdicos, o que fez crescer também os centros urbanos, pois os comerciantes se estabeleciam a fim de melhor escoar suas produções.

A transição entre a Alta e a Baixa Idade Média então, era um marco significativo para a passagem da organização feudal para o capitalismo, pois anteriormente havia uma intensa centralização de poder político e econômico na figura dos donos dos feudos.

Perguntas interessantes