Leia o texto abaixo.
Mito da ciência
Apesar dessas novas percepções, para a sociedade em geral a ciência ainda é um mito. O pensador brasileiro Rubem Alves (1933-) chama a atenção para o perigo de mitificar a ciência e os cientistas.
Ele afirma:
O cientista virou um mito. E todo mito é perigoso, porque ele induz o comportamento e inibe o pensamento. Este é um dos resultados engraçados (e trágicos) da ciência. Se existe uma classe especializada em pensar de maneira correta (os cientistas), os outros indivíduos são liberados da obrigação de pensar e podem simplesmente fazer o que os cientistas mandam. (Filosofia da ciência, p.11).
Ao fazer essa observação, Rubem Alves propõe algumas questões em relação ao conhecimento científico e ao poder que esse conhecimento adquiriu na sociedade contemporânea.
A primeira diz respeito à diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento comum, isto é, o senso comum, da maioria das pessoas: será o conhecimento científico superior?
A segunda concerne ao estatuto do conhecimento científico, encarado como modo de pensar correto: será a ciência sempre correta, perfeita, absoluta?
Finalmente, a terceira refere-se, propriamente, ao poder que o saber científico confere a quem o detém. O poder de induzir o comportamento das pessoas e autoproclamar-se conhecedor da verdade sobre determinados assuntos: será o cientista neutro?
Refletindo sobre o texto acima, sobre o significado de mito em relação à ciência, assinale a alternativa correta:
Para o autor a ciência é apenas uma forma de mito disfarçada de conhecimento real.
Na medida em que a ciência é apresentada como um saber inquestionável, superior às outras formas de saber e detentora da verdade, ela se torna mito.
O autor acredita que toda forma de conhecimento nasce do mito e se justifica com uma linguagem pseudocientífica.
Como o objetivo do cientista é o poder, ele vai utilizar-se da linguagem mítica para justificar a sua verdade.
O objetivo do mito da ciência é o de garantir a submissão das pessoas ao misticismo religioso.
Soluções para a tarefa
Respondido por
44
Resposta:
Letra D) Como o objetivo do cientista é o poder, ele vai utilizar-se da linguagem mítica para justificar a sua verdade.
Explicação: O pensador brasileiro Rubem Alves chama a atenção para o perigo de mitificar a ciência e os cientistas.
Ele afirma:
O cientista virou um mito. E todo mito é perigoso, porque ele induz o comportamento e inibe o pensamento. Este é um dos resultados engraçados (e trágicos) da ciência.
"Se existe uma classe especializada em pensar de maneira correta (os cientistas), os indivíduos são liberados da obrigação de pensar e podem simplesmente fazer o que os cientistas mandam"
Perguntas interessantes
Física,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás